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A análise de mercado para provedor de internet é uma avaliação que auxilia o provedor a conhecer seu negócio e constatar o quanto é atrativo no mercado.

Essa análise pode ser realizada antes de o negócio ser aberto, a fim de verificar se é viável, e durante o funcionamento do provedor.

Assim, com avaliações regulares, é possível entender as tendências do mercado, os eventuais riscos aos quais o provedor pode estar exposto, conhecer os concorrentes e os clientes e traçar as estratégias para obter os melhores resultados.

Mas como fazer tudo isso e garantir eficiência? Acompanhe o conteúdo e descubra!

Como fazer uma análise de mercado eficiente?

No segmento de provedores de internet, para saber como fazer uma análise de mercado eficiente, é necessário seguir alguns passos. 

1. Conheça os clientes

Primeiramente, o provedor deve entender seu público-alvo, saber quem é, o que procura, por que está comprando seu serviço e que valor ele pode pagar.

Segundo o Sebrae, os seguintes quesitos são essenciais:

  • Como compra: qual forma de pagamento o público-alvo prefere e se gosta de comprar na sede do provedor ou pela internet;
  • Quem compra? Endereço, nível de escolaridade, médias de idade e de renda e outros dados;
  • Por que compra? O que é mais importante no momento da compra, quais são as necessidades e como escolhe.

2. Faça uma pesquisa no mercado

A visão ampla e sólida do mercado onde o provedor atua ajuda a manter a competitividade.

Busque respostas para os seguintes questionamentos:

  • Quais são as empresas mais importantes do segmento?
  • Qual é o comportamento do mercado nos últimos anos?
  • Qual o comportamento desse nicho nos outros países?
  • Onde encontrar as oportunidades mais significativas?

3. Conheça os concorrentes

Assim como saber sobre o público-alvo, conhecer a concorrência do provedor de internet é fundamental. Descubra as técnicas de vendas que empregam, como se posicionam e que estratégia de marketing utilizam.

Analise o preço que a concorrência cobra e como divulga suas promoções.

No entanto, em relação ao preço, há um alerta: é comum que os provedores concorrentes disputem intensamente pelo menor preço. Com isso, baixam de tal maneira o valor, para ser atrativo para o público, que arriscam enfrentar dificuldades de gerir as finanças da empresa.

Para conseguir um preço mais competitivo, antes é importante negociar os custos operacionais para conseguir reduzi-los, como os contratos com fornecedores. Somente depois é que a redução pode ser repassada aos clientes e baixar o preço dos serviços.

O que fazer após coletar essas informações?

Após coletar todas as informações, o provedor deve fazer uma análise minuciosa para ajustar a visão sobre o negócio, com os atuais momento e realidade do mercado e da empresa.

A partir daí, com a ajuda de um bom sistema de gestão, que possibilite a análise de dados do provedor, os serviços são ajustados conforme o que o cliente busca, corrigem-se erros e traçam-se estratégias que superem as dos concorrentes.

Portanto, a análise de mercado para provedor de internet é essencial e precisa fazer parte da rotina de gestão do negócio para manter o direcionamento da empresa alinhado.

Quer ter um sistema de gestão para a análise de mercado do seu provedor? Conte com o sistema MikWeb! Navegue pelo site!

Confira também: Mensalidade provedor de internetProvedor internet | Asn provedor

Ao mesmo tempo em que o setor de provedores está em alta, os desafios aumentam. Aprender a lidar com os problemas comuns de um provedor de internet e saber como resolvê-los é crucial.

Para ajudar nessa tarefa, reunimos alguns dos problemas mais frequentes em um provedor de internet e dicas de como solucioná-los. Confira!

Problemas comuns, que todo provedor de internet enfrenta

Diversos problemas comuns de um provedor de internet têm o potencial de afetar o negócio. Afinal, como toda empresa, um provedor depende do bom funcionamento de todos os setores para obter os melhores resultados, e nem sempre é isso que acontece.

Alguns dos problemas mais frequentes em um provedor de internet associam-se à inadimplência e ao cancelamento, com a baixa qualidade do serviço, falta de qualificação do atendimento e da equipe técnica e muitos outros fatores que interferem nos resultados esperados.

Inadimplência e cancelamentos

Enquanto serviço recorrente, o provedor depende do pagamento das mensalidades para manter o funcionamento do negócio e a estabilidade e previsibilidade.

Como resolver?

Antes de tudo é preciso ter boas estratégias de cobranças. O provedor deve ficar atento aos atrasos, enviar cobranças automáticas, oferecer parcelamentos e atentar aos contratos. Com essas práticas, muitos cancelamentos são evitados.

Dica: conte com um sistema de gestão que disponha de ferramentas automatizadas para cobrança, como o sistema da MikWeb.

Baixa qualidade do serviço

Outro problema comum é com a qualidade do serviço. Clientes insatisfeitos com a velocidade, com a estabilidade e qualidade da conexão, por exemplo, tendem a cancelar o contrato. Sendo assim, a qualidade do serviço deve estar sempre em alta.

Como resolver?

Invista em infraestrutura, ofereça uma banda larga de qualidade e em link dedicado e mantenha as estruturas tecnológicas atualizadas.

Confira também: Link dedicado para provedor: vale a pena? | Ccobrança de mensalidade

Falta de qualificação no atendimento e no suporte técnico

Alguns dos problemas comuns de um provedor de internet também é a falta de qualificação no atendimento ao cliente e no suporte técnico.

A insuficiência nesses dois quesitos é extremamente prejudicial, e o cliente percebe imediatamente, um dos principais motivos de cancelamento.

Como resolver?

Em relação ao suporte técnico, ofereça treinamentos aos profissionais, que precisam assimilar conhecimento técnico sobre as instalações, infraestruturas, sistemas e demais detalhes exigidos nas demandas de suporte.

No atendimento, além de treinar os atendentes, é importante também contar com a tecnologia para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente; para isso, existem os sistemas com chatbots, como o módulo de atendimento da MikWeb.

Com um chatbot o provedor passa a oferecer:

  • Atendimento com mais qualidade;
  • Ampliação do horário de atendimento para 24h, 7 dias por semana;
  • Respostas imediatas e sem fila;
  • Centenas de clientes são atendidos simultaneamente.

Com essa tecnologia, a maioria dos atendimentos é feita exclusivamente pelo chatbot, sem envolver um colaborador. Assim, os atendentes humanos têm mais tempo de focar a atenção em outras demandas e são somente solicitados em atividades mais complexas.

Dessa forma, essa solução para o atendimento eleva a qualidade e resolve diversos problemas, e o provedor dispensa a contratação de mais pessoal, gerando economia para o negócio.

Assim, esses são alguns dos possíveis problemas de um provedor de internet e que costumam acontecer com mais frequência. Por isso, o gestor precisa acompanhar de perto o negócio para identificá-los e implementar as soluções, antes que prejudiquem o desempenho do negócio.

Conte com o sistema para provedor de internet da MikWeb e tenha soluções para muitos problemas comuns de um provedor! Continue no site e teste grátis!

Confira também: Expandir provedor de internet | Provisionando cliente | Provedora de internet

Já ouviu falar do Google Ads para provedores de internet? Essa solução proporciona muitas vantagens ao seu negócio e pode ser o que você precisa para vender mais planos.

Saiba como os anúncios para venda de internet no Google Ads podem ajudar seu provedor, entenda as vantagens e conheça os principais tipos de anúncios que essa ferramenta permite!

Como o Google Ads ajuda meu provedor de internet a vender mais?

O Google Ads para provedores de internet é muito positivo, pois essa ferramenta é uma plataforma de anúncios, pela qual é possível definir várias estratégias para o provedor ser visto pelos clientes em potencial.

Dentre outras possibilidades, exibe links patrocinados para os usuários que pesquisam no Google e buscam por determinada palavra-chave, como “provedor de internet”.

Além disso, mostra o anúncio de uma empresa em um banner em uma página ou em um vídeo no YouTube, por exemplo.

Sendo assim, essa é uma ótima plataforma do Google para vender planos de internet, pois propicia mais visibilidade ao negócio, com potencial para elevar as vendas do provedor. Afinal, ajuda a empresa a divulgar o serviço certo, para o público certo, no momento certo.

Que tipo de anúncio usar para divulgar meu provedor de internet?

Como o Google Ads para provedores admite o uso de diferentes estratégias, é importante saber o anúncio que o provedor deve divulgar.

Dois se destacam: segmentação e rede de pesquisa.

Segmentação

Para vender mais, uma dos procedimentos é anunciar o negócio para o público certo. Nesse sentido, pelo Google Ads, o provedor delimita uma área geográfica onde os anúncios aparecerão.

Com isso, no caso de um provedor que atende apenas na cidade onde está localizada a sua sede, os anúncios serão segmentados apenas para a cidade ou para o público de alguns bairros específicos.

Assim, mesmo que uma pessoa fora da cidade ou do bairro definido na segmentação pesquise no Google por “provedor de internet”, não vai visualizar o anúncio desse provedor específico.

Assim, essa segmentação corresponderá à área na qual a empresa atua para conseguir atingir o público-alvo.

Leia também: Facebook ads para provedores

Rede de pesquisa

Outro tipo de anúncio é o de rede de pesquisa. Nesse caso, a empresa cria anúncios para serem exibidos sempre que alguém pesquisar por uma ou mais palavras-chave que forem incluídas na estratégia.

Por exemplo, se o provedor definir as seguintes palavras-chave:

  • Provedor de internet São Paulo;
  • Provedores de internet fibra óptica;
  • Provedor de internet banda larga.

Nesse tipo de anúncio a localidade também é considerada, e o Google Ads mostrará para o usuário, no resultado da pesquisa, o site do provedor. Além disso, esse resultado aparece no topo da página em um local destacado da pesquisa orgânica, que não abrange anúncios pagos.

Leia também: Google Meu Negócio para provedores | Cabo de fibra óptica internet

Vantagens do Google Ads para provedores de internet

Entendendo melhor como funciona o Google Ads para provedores de internet, é hora de saber as principais vantagens dessa plataforma.

Controle de gastos

Na plataforma, a empresa escolhe o valor que deseja investir nos anúncios. Assim, sabe exatamente quanto gastará por dia, por anúncio ou por mês.

Escolha da região

Outra grande vantagem é poder escolher a região, a cidade ou o bairro onde a divulgação acontece. Isso proporciona mais controle ao provedor e permite se conectar com as pessoas certas, sem desperdiçar recursos em locais onde não tem cobertura.

Aumento dos leads

Com os anúncios para provedor de internet, cresce o número de leads. Como consequência, o número de conversões também tende a aumentar.

Pagamento por resultados

A ferramenta cobra apenas pelos resultados concretizados: se um anúncio foi exibido, mas a pessoa não clicou nele para ser redirecionado ao site da empresa, o provedor não paga por esse anúncio.

Portanto, utilizar o Google Ads para provedores de internet é uma ótima opção para o gestor que quer obter mais clientes, com custos controlados e possibilidade de segmentação.

Gostou do conteúdo? Continue aqui no blog da MikWeb para saber mais sobre o assunto e como captar clientes pela internet!

Confira também: Expandir provedor de internet

Para um provedor, o trabalho com internet para empresas e com planos residenciais varia. Além de as necessidades dos clientes serem diferentes, para o provedor oferecer planos corporativos compatíveis com a demanda, precisa se preparar e investir em melhorias em vários setores.

Pensando nisso, para quem quer saber como oferecer planos corporativos, reunimos algumas dicas úteis para provedores que planejam começar a atuar com internet para empresas!

Diferença entre internet corporativa e residencial

Os provedores que pretendem trabalhar com oferta de internet corporativa, inicialmente precisam entender as diferenças em relação à internet residencial.

Os usuários residenciais utilizam a internet, na maioria das vezes, para lazer. Também, para trabalho, mas a incidência é menor. Conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 11% dos brasileiros inseridos no mercado de trabalho executam suas tarefas de casa.

Por outro lado, no universo corporativo, a rede é utilizada de uma forma muito mais ampla e consistente, pois diversos equipamentos estão conectados simultaneamente ao longo do dia.

Com isso, é fundamental que a oferta de serviço seja mais estável e conte com uma velocidade mais alta para atender adequadamente às necessidades. Afinal, instabilidades no serviço corporativo significam perda financeira para as empresas.

Dicas para vender planos de internet para empresas

Compreendendo as diferenças nas demandas, algumas dicas auxiliam na venda de planos de internet para empresas.

Planejamento de vendas

A primeira dica é o planejamento de vendas. Para clientes corporativos, o provedor se baseia no planejamento dos pacotes conforme a prioridade de uso.

Assim, é importante conversar com o cliente para entender o que ele espera contratar e, com isso, estabelecer o plano que mais faça sentido.

Suporte ágil e fácil

Outra dica é investir em suporte para ser ágil e de fácil acesso. Nesse sentido, a urgência de restabelecimento do serviço ou de resolução de uma instabilidade é muito maior quando se trata de um cliente corporativo.

Em muitos casos, inclusive, a internet é fonte de renda para o cliente, independentemente se tiver um e-commerce ou para uma multinacional que precisa realizar reuniões online com filiais internacionais.

Por isso, o provedor precisa ter cuidado com esse setor e prepará-lo para receber os novos clientes.

Uma solução é contar com a tecnologia. Hoje, existem sistemas de atendimento com chatbots e ferramentas de automação que promovem um atendimento muito mais rápido e eficiente, por exemplo, o módulo de atendimento da MikWeb.

Leia também: Por que contratar o módulo de atendimento MikWeb?

Investir em infraestrutura

Como percebemos, a demanda empresarial é diferente e mais exigente do que a residencial. Para conseguir entregar maior velocidade e mais estabilidade, a infraestrutura do provedor precisa ser mais robusta e melhorada.

O provedor, então, precisa dispor de uma rede de fibra óptica e pode contar com outros elementos que melhoram o serviço, como o link dedicado e outras tecnologias.

Portanto, antes de dar esse passo e abrir oferta de serviços também para corporações, independentemente do porte dos clientes que desejam ser atingidos, o provedor de internet precisa fazer alguns investimentos e se planejar. Assim, conseguirá vender planos de internet para empresas realmente eficientes, que atendam às demandas desse novo público.

Venha para a MikWeb e experimente grátis o sistema para provedor de internet para ajudar seu provedor nessa transição!

Confira também: Expandir provedor de internet | Provedor de acesso a internet

Os avanços tecnológicos são benéficos a todos que lidam com a telecomunicação, tanto os provedores de internet quanto os próprios usuários da rede. Ao longo do tempo, novas ideias, tecnologias e soluções foram criadas, e a evolução da internet no Brasil acelerou nos últimos anos, com os provedores.

Para entender melhor o assunto e saber mais sobre o avanço tecnológico no Brasil para provedores, acompanhe este conteúdo e entenda como seu provedor pode se beneficiar!

A evolução das telecomunicações

A telecomunicação avançou bastante no Brasil nas últimas décadas. Para relembrar, o precursor de tudo, o telégrafo e as linhas de transmissão, tiveram de ser construídas ao longo de milhares de quilômetros.

Na década de 1940, os primeiros celulares e computadores começaram a surgir, e somente muito tempo depois, em 1986, é que a internet foi finalmente criada.

No Brasil, no entanto, a internet chegou apenas em 1995, com os primeiros provedores, que começaram a comercializar o serviço.

Alguns anos depois, a partir dos anos 2000, essa tecnologia começou a evoluir de maneira mais acelerada, com a chegada do Global System for Mobile (GSM).

Hoje, os celulares, que passaram a se chamar smartphones, têm funções de um computador na palma da mão. Com isso, se estabeleceu a cultura digital no mundo das telecomunicações, em que os provedores têm papel fundamental, pois sempre buscaram aperfeiçoar as redes e oferecer os melhores serviços aos clientes.

Transformação digital nos negócios

Atualmente, praticamente todas as pessoas vivem hiperconectadas, e aquelas consideradas primeiros nativos digitais já estão em idade adulta, vivendo a era pós-digital.

Essa transformação também é notada nos negócios, com as inovações da indústria 4.0, pela Internet das Coisas (IoT), permitindo a rede em objetos que até então funcionam apenas mecanicamente, como carros, equipamentos usados nas indústrias e relógios, o que vem impactando o avanço tecnológico no Brasil para provedores.

Em seguida, surgiu a sociedade 5,0 que promoveu uma transformação digital ainda mais consistente ao mundo das telecomunicações para atender aos novos padrões de vida, com inclusão e sustentabilidade.

Todos esses conceitos e características moldam os negócios e fazem com que as empresas, inclusive os provedores de internet, incorporem as soluções e ferramentas tecnológicas em favor da qualidade dos serviços e dos produtos ofertados.

Avanços no setor de provedores de internet: oportunidades

Assim como em outros negócios, o segmento de provedores de internet também tem muitos, avanços com o surgimento de novas tecnologias. Por exemplo, nos últimos anos, o avanço da banda larga melhorou muito nos serviços ofertados aos clientes.

Além disso, a necessidade de expansão de rede e da democratização da internet, uma vez que hoje é essencial a todos, propiciou novos investimentos no setor para os provedores poderem crescer e levar conexão a novas regiões e clientes.

Nesse sentido, os pequenos provedores têm recebido mais atenção e oportunidades, visto que atendem a maioria dos usuários no país, principalmente nas regiões onde as grandes operadoras não chegam.

Aproximadamente, 100 milhões de reais deverão ser aportados a esse mercado para financiar o crescimento dos pequenos provedores.

Para chegar a esse valor, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), concedeu uma subscrição de cerca de 80 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Os outros 20 milhões serão fornecidos pela DPR Telecomunicações, uma empresa que oferece soluções a provedores de internet que usam fibra óptica. Assim, será possível oferecer produtos com prazos e taxas mais competitivas.

Com isso, inúmeros provedores de pequeno e médio portes melhorarão suas redes e suas infraestruturas para trabalharem em busca do desenvolvimento do setor e acompanharem a evolução tecnológica, oferecendo serviços de ponta aos clientes.

Portanto, o avanço tecnológico, que exige mais redes de qualidade e pessoas, serviços e equipamentos conectados em tempo integral, impulsiona o mercado e beneficia principalmente os provedores de internet.

Experimente grátis o sistema para provedor de internet da MikWeb e ajude seu provedor a crescer, com uma gestão mais eficiente. Navegue pelo site agora mesmo e conheça!

Confira também: Expandir provedor de internet

O fluxo de caixa para provedores de internet é primordial, assim como para outras empresas, pois é possível acompanhar todos os valores recebidos e pagos pelo provedor.

Porém, para saber fazer a gestão financeira adequadamente e se organizar melhor, é importante conhecer as diferentes espécies de fluxo de caixa e entender como acompanhá-lo da forma mais eficiente possível.

Leia este conteúdo até o final e passe a se organizar melhor a partir de hoje!

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Existem 5 tipos de fluxo de caixa que fazem a diferença na organização financeira dos provedores de internet: direto, indireto, projetado, operacional e livre.

1. Fluxo de caixa direto

Esse é mais comum no cotidiano do provedor e considera todas as entradas e saídas brutas, sem contabilizar descontos.

2. Fluxo de caixa indireto

Já o fluxo de caixa indireto é utilizado quando o provedor deseja contabilizar os valores recebidos e pagos em um período específico. Nesse caso, os valores devem ser ajustados conforme a depreciação e a amortização.

3. Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado efetua projeções de pagamentos e recebimentos para períodos futuro e próximo. Com isso, prevê os resultados dos próximos meses, positivos ou negativos.

Afinal, a depender das projeções o gestor pode precisar tomar decisões de forma diferente no momento.

4. Fluxo de caixa operacional

Mais um fluxo de caixa para provedores de internet  é o operacional. Com ele, a empresa verifica as receitas e os gastos essenciais para as operações do provedor, ou seja, para o funcionamento do negócio.

5. Fluxo de caixa livre

Por fim, o fluxo de caixa livre mede a capacidade de geração de capital do provedor, usado tanto pensando em um curto período quanto em médio ou longo prazo.

Como aplicar, na prática, o fluxo de caixa eficiente em meu provedor de internet?

Na prática, o provedor deve escolher o que mais atende às necessidades da empresa. Porém, o principal é aquele elaborado diariamente para cientificar da saúde financeira da empresa. Além dele, nos momentos oportunos, os outros fluxos de caixa também podem ser aplicados.

Para um fluxo de caixa eficiente no cotidiano, é necessário contabilizar e organizar todos os recebimentos.

Também é importante empregar estratégias que evitem a inadimplência para as mensalidades serem pagas no período estipulado. Além de apenas contabilizar as receitas, o gestor deve intervir ativamente para conseguir boas arrecadações mensais.

Uma forma de contribuir para isso é fazer o controle de cobranças, por meio de um sistema de gestão que disponha desse recurso, como o sistema da MikWeb, que promove integração com gateways de pagamento e envio automático de cobranças.

Assim, fica mais fácil evitar ou reduzir a inadimplência e obter mais entradas do que saídas.

Vantagens em aderir um fluxo de caixa eficiente

Conheça as principais vantagens do fluxo de caixa, quando é eficiente:

  • Acompanhamento fiel dos gastos e recebimentos;
  • Auxílio nas tomadas de decisões;
  • Possibilidade de traçar metas e planos;
  • Propicia negociar com fornecedores ao perceber uma situação de risco;
  • Desenvolvimento de ações para reduzir os gastos e aumentar as receitas.

Portanto, preste muita atenção ao fluxo de caixa do seu provedor e utilize quantos forem necessários para cuidar das finanças da empresa. E não se esqueça: conte com um bom sistema de gestão para aperfeiçoar seu controle financeiro.

Navegue pelo site da MikWeb e conheça as soluções que o sistema para provedor de internet oferece!

Confira também: Expandir provedor de internet | O que é um link dedicado

A fibra óptica se destacou muito, nos últimos anos, e a maioria dos provedores de internet trabalham atualmente com esse cabo. Porém, você sabia que existem dois tipos de fibra óptica?

Confira, a seguir, esses dois tipos de cabo de rede fibra óptica, entenda como são feitos e as aplicações. Acompanhe e boa leitura!

Como é feita a fibra óptica?

A fibra óptica é elaborada com vidro composto, sílica dopada ou pura e plástico. No caso da sílica, o desempenho da fibra é maior, e esse é um dos componentes mais vantajosos da fabricação.

O processo é realizado em uma torre de puxamento, e a matéria-prima é inserida no topo. Depois, a torre passa por um forno a, mais ou menos, 2000 °C para derreter a ponta, dando início ao processo de puxamento.

Com essa temperatura, a barra se derrete e começa a se afunilar, em resposta à gravidade. Assim, se estica e forma um fino fio, que, em seguida, passa por moldes e medições a laser para obter a espessura ideal.

Com as já dimensões acertadas, a fibra envolvida por camadas protetoras, tanto internas quanto externas.

Por fim, é submetida a um processo de cura e uma nova medição para obter a espessura exata de 125 mícrons de diâmetro.

Quais são os modelos de fibra óptica?

Existem dois modelos de fibra óptica: o monomodo (SM) e o multimodo (MM). A principal diferença é o modo como a luz transita pela fibra. Porém, fisicamente são muito semelhantes, e não é possível distinguir um do outro sem o auxílio de uma lente de aumento potente.

Confira as principais informações sobre SM e MM.

Fibra óptica monomodo

Na fibra monomodo, o tráfego de luz acontece em um único caminho no núcleo, sem reflexão, atingindo longas distâncias.

Além disso, como tem menos dispersão, o sinal tem maior qualidade, e os dados transmitidos sofrem menos interferência.

Já em relação ao alcance, esse modelo de cabo tem limite de 4 km.

Fibra óptica multimodo

A fibra multimodo tem um núcleo maior, o que dá mais espaço para a luz percorrer a fibra. Com isso, a propagação ocorre em diferentes direções, e mais de um feixe é transmitido no mesmo momento.

Além disso, a taxa de transmissão e o custo são menores e facilita o trabalho com emendas.

Quanto ao alcance, o limite é de 2 km, quando o cabeamento está estruturado, ideal para redes LAN, justamente por serem mais curtas.

Leia também: Vantagens da fibra óptica | Velocidade fibra óptica | Fiberhome

Quais as principais formas de aplicação da fibra óptica?

Conhecendo os tipos e entendendo como uma fibra óptica é fabricada, é o momento de conhecer as principais aplicações.

Internet

Muito utilizada por provedores de internet, por garantir uma conexão de rede de alta qualidade, rapidez e estabilidade.

TV a cabo

Usada na transmissão de sinais de TV, propicia mais qualidade para o sinal, em comparação com a transmissão por antenas. Ainda, possibilita a inclusão de outros serviços, como de internet;

Cabos submarinos

A fibra substitui os cabos coaxiais, comumente usados no fundo dos oceanos. Antes, era necessário incluir um repetidor a cada 5 ou 10 km. Com a fibra óptica a distância aumenta para cerca de 100 km.

Portanto, ambas as fibras ópticas mencionadas ao longo deste conteúdo apresentam vantagens e características próprias e são usadas conforme a necessidade.

Navegue pelo site da MikWeb e saiba tudo sobre o nosso sistema para provedor de internet!

Confira também: Expandir provedor de internet | Sistema de cobrança automatizado

No universo da tecnologia, variados termos técnicos são empregados para denominar serviços, equipamentos e sistemas. Nesse sentido, nem sempre as nomenclaturas são definidas com clareza na mente de quem as usa ou faz parte desse mercado. A diferença entre servidor e provedor é um exemplo. Você sabe o que significam esses termos?

Para você entender a diferença, neste conteúdo, trataremos, de forma bem objetiva, o que são e qual a função do provedor e servidor.

Acompanhe!

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Assim como as empresas se preocupam com a segurança física do local, a cibersegurança também precisa ser preservada, especialmente os provedores de internet, que atuam com serviços tecnológicos e são mais expostos a riscos.

Para saber como proceder, a fim de promover proteção a seus clientes e à própria empresa contra ataques virtuais, antes de tudo, o provedor precisa entender o que é cibersegurança, a importância e as principais práticas a serem adotadas para evitar ameaças.

Por isso, acompanhe este conteúdo até o final e entenda melhor como funciona a cibersegurança para um provedor de internet!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança envolve a proteção de dados, computadores, sistemas, servidores e redes, com o fim de evitar ou mitigar ações criminosas na internet, os chamados ciberataques.

Nesse sentido, a cibersegurança é classificada em diferentes categorias, a depender do objetivo da proteção:

  • Segurança de informações: protege e oferece privacidade a dados compartilhados e armazenados;
  • Segurança de rede: protege uma rede de computadores contra ataques de invasores;
  • Segurança operacional: protege arquivos de dados e estabelece permissões de acesso e procedimentos sobre a forma e o local onde os dados podem ser mantidos ou compartilhados.

Como um provedor aplica a cibersegurança?

Qual é a relação entre cibersegurança com os provedores de internet?

Provedor é uma empresa que atua com serviços de internet e precisa coletar e tratar diversos dados dos clientes para prestar esses serviços. Isso significa que as operações cotidianas estão expostas a riscos cibernéticos e que, portanto, demandam proteção.

Por exemplo, é preciso assegurar a privacidade e a segurança dos dados pessoais dos clientes. Para isso, deve agir conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e adotar medidas de cibersegurança para evitar ameaças invasoras que tentem acessar a rede.

Além disso, as práticas de cibersegurança são adotadas, a fim de identificar e bloquear eventuais ameaças em servidores, sistemas e equipamentos, evitando danos ao próprio provedor e aos clientes.

Cibersegurança e provedores de internet: boas práticas

Algumas boas práticas podem ajudar os provedores a terem maior cuidado com a cibersegurança:

  • Utilizar antivírus e outros softwares que atuem na vigilância da rede;
  • Oferecer treinamentos de cibersegurança à equipe, para evitar ações que facilitem invasões;
  • Manter atualizados os sistemas e softwares do provedor;
  • Orientar os clientes a instalarem bons antivírus;
  • Orientar os técnicos a cadastrarem senhas fortes no equipamento do cliente no momento da instalação;
  • Alertar técnicos e clientes a não abrirem e-mails desconhecidos;
  • Evitar o acesso a redes públicas e desconhecidas.

Como proceder em caso de ataques?

Mesmo que o provedor tenha tomado diversas medidas para evitar ciberataques, ainda assim, há o risco de alguma invasão acontecer. Sendo assim, é importante ter um plano de contingência, para a empresa saber como proceder em situações em que as informações do provedor e/ou de clientes estiverem expostas.

Com isso, o provedor precisa definir processos que ajudem a orientar as respostas em um eventual incidente, que devem compor uma política de recuperação de desastres.

Para isso, os gestores, técnicos e profissionais especializados no assunto devem analisar previamente a rotina da empresa e mapear os riscos, para decidirem os processos de mitigação a serem seguidos.

Assim, caso ocorra algum incidente que passe pela cibersegurança, o provedor saberá como lidar e evitará os danos mais graves.

Compreendendo a cibersegurança, fica evidente por que é de extrema relevância para um provedor de internet. Por isso, é imprescindível levá-la a sério para promover mais tranquilidade e segurança aos clientes e à própria empresa.

Já conhece o sistema para provedor de internet? Melhore a gestão do seu provedor com essa solução da MikWeb. Navegue pelo site e conheça!

Confira também: Provedores de Internet | waf

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