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O fluxo de caixa para provedores de internet é primordial, assim como para outras empresas, pois é possível acompanhar todos os valores recebidos e pagos pelo provedor.

Porém, para saber fazer a gestão financeira adequadamente e se organizar melhor, é importante conhecer as diferentes espécies de fluxo de caixa e entender como acompanhá-lo da forma mais eficiente possível.

Leia este conteúdo até o final e passe a se organizar melhor a partir de hoje!

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

Existem 5 tipos de fluxo de caixa que fazem a diferença na organização financeira dos provedores de internet: direto, indireto, projetado, operacional e livre.

1. Fluxo de caixa direto

Esse é mais comum no cotidiano do provedor e considera todas as entradas e saídas brutas, sem contabilizar descontos.

2. Fluxo de caixa indireto

Já o fluxo de caixa indireto é utilizado quando o provedor deseja contabilizar os valores recebidos e pagos em um período específico. Nesse caso, os valores devem ser ajustados conforme a depreciação e a amortização.

3. Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado efetua projeções de pagamentos e recebimentos para períodos futuro e próximo. Com isso, prevê os resultados dos próximos meses, positivos ou negativos.

Afinal, a depender das projeções o gestor pode precisar tomar decisões de forma diferente no momento.

4. Fluxo de caixa operacional

Mais um fluxo de caixa para provedores de internet  é o operacional. Com ele, a empresa verifica as receitas e os gastos essenciais para as operações do provedor, ou seja, para o funcionamento do negócio.

5. Fluxo de caixa livre

Por fim, o fluxo de caixa livre mede a capacidade de geração de capital do provedor, usado tanto pensando em um curto período quanto em médio ou longo prazo.

Como aplicar, na prática, o fluxo de caixa eficiente em meu provedor de internet?

Na prática, o provedor deve escolher o que mais atende às necessidades da empresa. Porém, o principal é aquele elaborado diariamente para cientificar da saúde financeira da empresa. Além dele, nos momentos oportunos, os outros fluxos de caixa também podem ser aplicados.

Para um fluxo de caixa eficiente no cotidiano, é necessário contabilizar e organizar todos os recebimentos.

Também é importante empregar estratégias que evitem a inadimplência para as mensalidades serem pagas no período estipulado. Além de apenas contabilizar as receitas, o gestor deve intervir ativamente para conseguir boas arrecadações mensais.

Uma forma de contribuir para isso é fazer o controle de cobranças, por meio de um sistema de gestão que disponha desse recurso, como o sistema da MikWeb, que promove integração com gateways de pagamento e envio automático de cobranças.

Assim, fica mais fácil evitar ou reduzir a inadimplência e obter mais entradas do que saídas.

Vantagens em aderir um fluxo de caixa eficiente

Conheça as principais vantagens do fluxo de caixa, quando é eficiente:

  • Acompanhamento fiel dos gastos e recebimentos;
  • Auxílio nas tomadas de decisões;
  • Possibilidade de traçar metas e planos;
  • Propicia negociar com fornecedores ao perceber uma situação de risco;
  • Desenvolvimento de ações para reduzir os gastos e aumentar as receitas.

Portanto, preste muita atenção ao fluxo de caixa do seu provedor e utilize quantos forem necessários para cuidar das finanças da empresa. E não se esqueça: conte com um bom sistema de gestão para aperfeiçoar seu controle financeiro.

Navegue pelo site da MikWeb e conheça as soluções que o sistema para provedor de internet oferece!

Confira também: Expandir provedor de internet | O que é um link dedicado

A fibra óptica se destacou muito, nos últimos anos, e a maioria dos provedores de internet trabalham atualmente com esse cabo. Porém, você sabia que existem dois tipos de fibra óptica?

Confira, a seguir, esses dois tipos de cabo de rede fibra óptica, entenda como são feitos e as aplicações. Acompanhe e boa leitura!

Como é feita a fibra óptica?

A fibra óptica é elaborada com vidro composto, sílica dopada ou pura e plástico. No caso da sílica, o desempenho da fibra é maior, e esse é um dos componentes mais vantajosos da fabricação.

O processo é realizado em uma torre de puxamento, e a matéria-prima é inserida no topo. Depois, a torre passa por um forno a, mais ou menos, 2000 °C para derreter a ponta, dando início ao processo de puxamento.

Com essa temperatura, a barra se derrete e começa a se afunilar, em resposta à gravidade. Assim, se estica e forma um fino fio, que, em seguida, passa por moldes e medições a laser para obter a espessura ideal.

Com as já dimensões acertadas, a fibra envolvida por camadas protetoras, tanto internas quanto externas.

Por fim, é submetida a um processo de cura e uma nova medição para obter a espessura exata de 125 mícrons de diâmetro.

Quais são os modelos de fibra óptica?

Existem dois modelos de fibra óptica: o monomodo (SM) e o multimodo (MM). A principal diferença é o modo como a luz transita pela fibra. Porém, fisicamente são muito semelhantes, e não é possível distinguir um do outro sem o auxílio de uma lente de aumento potente.

Confira as principais informações sobre SM e MM.

Fibra óptica monomodo

Na fibra monomodo, o tráfego de luz acontece em um único caminho no núcleo, sem reflexão, atingindo longas distâncias.

Além disso, como tem menos dispersão, o sinal tem maior qualidade, e os dados transmitidos sofrem menos interferência.

Já em relação ao alcance, esse modelo de cabo tem limite de 4 km.

Fibra óptica multimodo

A fibra multimodo tem um núcleo maior, o que dá mais espaço para a luz percorrer a fibra. Com isso, a propagação ocorre em diferentes direções, e mais de um feixe é transmitido no mesmo momento.

Além disso, a taxa de transmissão e o custo são menores e facilita o trabalho com emendas.

Quanto ao alcance, o limite é de 2 km, quando o cabeamento está estruturado, ideal para redes LAN, justamente por serem mais curtas.

Leia também: Vantagens da fibra óptica | Velocidade fibra óptica | Fiberhome

Quais as principais formas de aplicação da fibra óptica?

Conhecendo os tipos e entendendo como uma fibra óptica é fabricada, é o momento de conhecer as principais aplicações.

Internet

Muito utilizada por provedores de internet, por garantir uma conexão de rede de alta qualidade, rapidez e estabilidade.

TV a cabo

Usada na transmissão de sinais de TV, propicia mais qualidade para o sinal, em comparação com a transmissão por antenas. Ainda, possibilita a inclusão de outros serviços, como de internet;

Cabos submarinos

A fibra substitui os cabos coaxiais, comumente usados no fundo dos oceanos. Antes, era necessário incluir um repetidor a cada 5 ou 10 km. Com a fibra óptica a distância aumenta para cerca de 100 km.

Portanto, ambas as fibras ópticas mencionadas ao longo deste conteúdo apresentam vantagens e características próprias e são usadas conforme a necessidade.

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Confira também: Expandir provedor de internet | Sistema de cobrança automatizado

No universo da tecnologia, variados termos técnicos são empregados para denominar serviços, equipamentos e sistemas. Nesse sentido, nem sempre as nomenclaturas são definidas com clareza na mente de quem as usa ou faz parte desse mercado. A diferença entre servidor e provedor é um exemplo. Você sabe o que significam esses termos?

Para você entender a diferença, neste conteúdo, trataremos, de forma bem objetiva, o que são e qual a função do provedor e servidor.

Acompanhe!

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Assim como as empresas se preocupam com a segurança física do local, a cibersegurança também precisa ser preservada, especialmente os provedores de internet, que atuam com serviços tecnológicos e são mais expostos a riscos.

Para saber como proceder, a fim de promover proteção a seus clientes e à própria empresa contra ataques virtuais, antes de tudo, o provedor precisa entender o que é cibersegurança, a importância e as principais práticas a serem adotadas para evitar ameaças.

Por isso, acompanhe este conteúdo até o final e entenda melhor como funciona a cibersegurança para um provedor de internet!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança envolve a proteção de dados, computadores, sistemas, servidores e redes, com o fim de evitar ou mitigar ações criminosas na internet, os chamados ciberataques.

Nesse sentido, a cibersegurança é classificada em diferentes categorias, a depender do objetivo da proteção:

  • Segurança de informações: protege e oferece privacidade a dados compartilhados e armazenados;
  • Segurança de rede: protege uma rede de computadores contra ataques de invasores;
  • Segurança operacional: protege arquivos de dados e estabelece permissões de acesso e procedimentos sobre a forma e o local onde os dados podem ser mantidos ou compartilhados.

Como um provedor aplica a cibersegurança?

Qual é a relação entre cibersegurança com os provedores de internet?

Provedor é uma empresa que atua com serviços de internet e precisa coletar e tratar diversos dados dos clientes para prestar esses serviços. Isso significa que as operações cotidianas estão expostas a riscos cibernéticos e que, portanto, demandam proteção.

Por exemplo, é preciso assegurar a privacidade e a segurança dos dados pessoais dos clientes. Para isso, deve agir conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e adotar medidas de cibersegurança para evitar ameaças invasoras que tentem acessar a rede.

Além disso, as práticas de cibersegurança são adotadas, a fim de identificar e bloquear eventuais ameaças em servidores, sistemas e equipamentos, evitando danos ao próprio provedor e aos clientes.

Cibersegurança e provedores de internet: boas práticas

Algumas boas práticas podem ajudar os provedores a terem maior cuidado com a cibersegurança:

  • Utilizar antivírus e outros softwares que atuem na vigilância da rede;
  • Oferecer treinamentos de cibersegurança à equipe, para evitar ações que facilitem invasões;
  • Manter atualizados os sistemas e softwares do provedor;
  • Orientar os clientes a instalarem bons antivírus;
  • Orientar os técnicos a cadastrarem senhas fortes no equipamento do cliente no momento da instalação;
  • Alertar técnicos e clientes a não abrirem e-mails desconhecidos;
  • Evitar o acesso a redes públicas e desconhecidas.

Como proceder em caso de ataques?

Mesmo que o provedor tenha tomado diversas medidas para evitar ciberataques, ainda assim, há o risco de alguma invasão acontecer. Sendo assim, é importante ter um plano de contingência, para a empresa saber como proceder em situações em que as informações do provedor e/ou de clientes estiverem expostas.

Com isso, o provedor precisa definir processos que ajudem a orientar as respostas em um eventual incidente, que devem compor uma política de recuperação de desastres.

Para isso, os gestores, técnicos e profissionais especializados no assunto devem analisar previamente a rotina da empresa e mapear os riscos, para decidirem os processos de mitigação a serem seguidos.

Assim, caso ocorra algum incidente que passe pela cibersegurança, o provedor saberá como lidar e evitará os danos mais graves.

Compreendendo a cibersegurança, fica evidente por que é de extrema relevância para um provedor de internet. Por isso, é imprescindível levá-la a sério para promover mais tranquilidade e segurança aos clientes e à própria empresa.

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Confira também: Provedores de Internet | waf

Quantas vezes você pesquisou um serviço ou produto na internet para encontrar as melhores empresas perto de você? E quantas vezes acessou algum site para encontrar mais informações ou falar com o atendimento? Provavelmente, muitas. É por isso que um site para provedor de internet é tão importante.

Continue lendo este conteúdo, entenda como um site contribui para o crescimento de um negócio e confira dicas de como criar um site para provedor de internet!

Como um site contribui para expandir o seu provedor de internet?

Atualmente, as empresas precisam ter presença no mundo digital para conseguirem fortalecer e expandir os negócios, principalmente os provedores de internet, que atuam diretamente no setor de tecnologia.

Um site profissional tem o poder de aumentar a receita do provedor e auxiliar no suporte aos atuais clientes.

Além disso, o marketing digital é a melhor opção para divulgar um provedor, e uma das estratégias é justamente a criação de um site. Com as estratégias certas, é possível atrair mais assinantes para o provedor, por meio do site.

Para entender melhor, conheça os benefícios que um site pode proporcionar ao seu provedor!

Benefícios ao investir em um site profissional

Credibilidade

Pelo site, o provedor eleva seu nível de credibilidade na região onde atua. Isso é essencial para se destacar da concorrência, já que, em uma mesma localidade, existem vários provedores oferecendo o mesmo serviço.

Com boa aparência e boa estrutura, o site profissional faz com que o provedor se comunique com mais clareza com o público-alvo.

Muitas vezes, o consumidor questiona a legitimidade da empresa se ela não tem um site. Portanto, investir em credibilidade é indispensável para firmar e expandir o provedor.

Atendimento

Outro benefício ao criar um site para provedor de internet é o auxílio ao setor de atendimento. Com um site bem organizado e com informações relevantes, os clientes em potencial não precisam ligar para o atendimento telefônico da empresa.

Assim, o cliente adquire uma experiência mais positiva no primeiro contato com o provedor. No site, terá à disposição tudo o que precisa. De quebra, os profissionais que trabalham no provedor conseguirão dedicar mais tempo a outras atividades, pelo número reduzido de atendimentos.

Tráfego orgânico

Mais um benefício muito importante são as estratégias de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de mecanismos de buscas, que fazem com que o site da empresa seja encontrado nos primeiros resultados numa pesquisa no Google.

Para exemplificar a importância disso, somente no Google há o processamento de 40 mil pesquisas por segundo. Quase metade é realizada por usuários que pesquisam serviços e produtos locais.

Com isso, é fundamental que o provedor apareça no topo dessa pesquisa e evite que o cliente em potencial opte pelo serviço do concorrente.

Para conseguir esse feito, a existência de um site é indispensável e, mais do que isso, seja profissional e bem trabalhado por especialistas em SEO.

Veja também: Google ads para provedores

Como criar um site para provedor de internet

Para criar um site para provedor de internet, é fundamental refletir sobre algumas questões, que ajudarão na elaboração do site e do conteúdo:

  • Informações que o cliente deverá encontrar;
  • O que o provedor pretende que o cliente faça no site;
  • Principais perguntas que os clientes terão ao acessarem.

Ainda, é crucial pensar acerca da melhor estruturação da página, para facilitar a localização das informações. Uma dica é analisar os sites de concorrentes, a fim de entender como estão formulados e as características.

Tudo isso deve ser feito com a ajuda de um profissional especializado em desenvolvimento de sites, de modo que o resultado seja adequado e o provedor se destaque entre os concorrentes e alavanque o negócio.

No site da MikWeb, conheça o sistema para provedor de internet e saiba como pode ajudar seu provedor!

Confira também: como funciona uma rede de dados

Quando o assunto é conexão, fatores como a qualidade do sinal emitido pela operadora e o local onde o roteador está instalado são imprescindíveis para evitar a internet instável.

Assim, é muito importante conhecer os principais motivos causadores de instabilidade e as soluções correspondentes. Com isso, você saberá lidar com esse problema, se ocorrer.

Para entender melhor, conheça as principais causas de internet instável e saiba o que fazer para solucioná-las. Acompanhe.

Motivos que contribuem para instabilidade na internet

Alguns motivos que fazem com que a internet apresente instabilidade são mais comuns e fáceis de resolver do que outros, mas mesmo um pequeno problema é potencial causador de instabilidade considerável.

Os motivos principais são:

  • Problemas no sinal do provedor;
  • Múltiplos dispositivos conectados a uma mesma rede;
  • Posição do roteador;
  • Barreiras físicas;
  • Problemas no cabo.

Problemas com o sinal

Um dos possíveis problemas na internet acontece quando o sinal emitido pelo provedor está com algum problema técnico. Nesse sentido, pode ser que o sinal não chegue adequadamente à residência do cliente, ou há uma instabilidade em toda a região.

Múltiplos dispositivos conectados

Se vários dispositivos estiverem conectados em uma única rede, isso pode gerar uma instabilidade na conexão, porque a velocidade da internet comporta um número máximo de aparelhos.

Inclusive, no momento da contratação do plano de internet, esse é um detalhe a ser considerado para verificar a velocidade necessária da conexão. Quanto maior o número de aparelhos existentes no local, maior a velocidade da internet.

Posição do roteador

O local onde o roteador está instalado na residência faz toda a diferença na qualidade da internet. Para que todo o local receba um sinal estável, o equipamento precisa ser instalado em um cômodo central. Do contrário, em determinados locais do imóvel, a internet pode apresentar instabilidade.

Barreiras físicas

A posição do roteador ser muito importante e não pode estar rodeado por barreiras físicas, como móveis muito grandes e espessos e paredes muito grossas. Essa barreira pode ser a responsável pela instabilidade do sinal.

Problema nos cabos

Por fim, mais um possível motivo da existência de uma internet instável é quando o cabo de conexão está com problema, seja uma quebra, um desgaste ou um simples mal contato.

O que fazer no caso de internet instável?

Para resolver o problema de instabilidade na internet, é preciso identificar a origem do problema.

1. Reinicie o roteador

O primeiro passo para tentar solucionar é reiniciar o roteador. Essa ação restabelece a conexão quando o problema era apenas uma falha no recebimento do sinal do provedor.

2. Confira os cabos

Confira se os cabos estão conectados, firmes e íntegros. Se apresentarem alguma degradação, é preciso contatar o provedor de internet para substituí-los.

3. Elimine as barreiras

Se o roteador estiver próximo a alguma barreira física, mude-o de lugar, para que o sinal seja emitido livremente. Escolha um local amplo e central.

4. Limite a quantidade de dispositivos

Se os passos anteriores não solucionaram o problema da internet instável, reduza o número de dispositivos conectados à rede e verifique se o sinal se restabelece. Se resolver, é um indicativo de que é preciso contratar uma velocidade maior para comportar todos os dispositivos conectados simultaneamente.

5. Entre em contato com o provedor

Se nada disso resolver o problema da instabilidade, será preciso entrar em contato com o provedor. Remotamente, restabelecerá o sinal e fará uma verificação para identificar a fonte do problema.

Portanto, quando a internet está instável, os motivos podem ser muitos. Por isso, é importante descartar as causas mais simples e comuns e, em último caso, solicitar auxílio ao suporte técnico da empresa responsável pela conexão.

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Confira também: o que é ptt | o que é pdh | wifi mesh

Assim como é importante fazer a gestão do provedor por meio de um sistema para provedor, também é essencial a gestão de estoque para provedores. Do mesmo modo como outros setores, o estoque tem uma importância fundamental para o funcionamento da empresa e não pode ser negligenciado.

Sendo assim, entenda melhor esse tipo de gestão e confira alguns das principais vantagens de ter um estoque organizado e bem suprido em um provedor de internet.

Confira a seguir!

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O nível de satisfação do cliente acerca de um determinado serviço, produto ou empresa, está intimamente relacionado com a fidelização. Assim, o NPS para provedores de internet tem um papel fundamental na avaliação de satisfação e deve sempre ser aplicado para ajustar aquilo que eventualmente esteja diminuindo a satisfação do público.

Afinal, um provedor trabalha com serviços recorrentes. Isso significa que fidelizar o cliente é fundamental para manter o negócio ativo no mercado e possibilitar que o provedor faça previsões e planejamentos financeiros com mais tranquilidade.

Por isso, neste conteúdo, você entenderá melhor tudo sobre NPS: o que é, como aplicar e como mensurar! Acompanhe e boa leitura!

O que é NPS?

Net Promotor Score (NPS) é uma forma de avaliar o nível de satisfação e lealdade de um público em relação a uma empresa ou marca. O NPS é uma pesquisa de satisfação que recorre a metodologias e métricas próprias.

Essa ferramenta simplifica e facilita o processo de avaliação da satisfação dos clientes de um provedor de internet, uma vez que, em geral, esse tipo de verificação não é uma tarefa simples.

O NPS também tem a finalidade de avaliar pontos específicos do provedor, como o setor de vendas, atendimentos e muitos outros.

Por meio dessa pesquisa é possível descobrir:

  • Quem está ou não inclinado a cancelar o serviço;
  • Quem está fazendo divulgação do provedor;
  • Quem está falando negativamente a respeito do serviço e da empresa.

Como aplicar a pesquisa NPS em meu provedor?

A pesquisa NPS é aplicada em mais de uma etapa:

Pergunta

O NPS para provedores de internet deve ser feito com uma única pergunta, simplificando o processo e aumentando as chances de os clientes responderem, já que o tempo necessário para responder acaba sendo pouco.

Nesse sentido, a pergunta pode variar conforme o objetivo da pesquisa. Alguns exemplos de temas são:

  • Satisfação com os canais de atendimento;
  • Velocidade da conexão;
  • Satisfação com os Serviços de Valor Adicionado (SVAs).

Para trabalhar com um exemplo concreto, fazer o seguinte questionamento: em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você recomendar o provedor de internet X a um familiar ou amigo?

A resposta, portanto, será apenas com números. Isso facilita a análise dos resultados e é uma das vantagens desse tipo de pesquisa.

Divisão dos resultados

Os resultados devem ser divididos em três grupos: respostas de 0 a 6, de 7 a 8 e de 9 a 10.

Quem responder de 0 a 6 é classificado como detrator; de 7 a 8, neutro, e de 9 a 10, promotor.

Detratores

Os detratores são aqueles clientes insatisfeitos, pois não querem indicar o provedor para outras pessoas. Além disso, têm grandes chances de falarem negativamente sobre a empresa.

Neutros

Os neutros são clientes que até têm algum nível de satisfação, mas nutrem algum tipo de indiferença em relação à empresa. Assim, podem cancelar o serviço caso sejam abordados por alguma ação de marketing dos provedores concorrentes.

Promotores

Os promotores são os clientes leais, que continuarão com o provedor e recomendaram a empresa para outras pessoas.

Mensuração

Com os resultados em mãos e já divididos em grupos, é hora de mensurá-los. Para isso, uma fórmula simples de como calcular NPS deve ser aplicada:

NPS= clientes promotores – clientes detratores.

Os clientes neutros, portanto, são desconsiderados.

O resultado pode variar de -100 a 100, e deve ser comparado com os indicadores a seguir:

  • NPS entre 75 e 100 – zona de excelência: cliente satisfeito e advogando em favor do provedor;
  • NPS entre 50 e 74 – zona de qualidade: cliente tem boa experiência, mas há o que melhorar;
  • NPS entre 0 e 49 – zona de aperfeiçoamento: nem satisfeito nem insatisfeito. É uma zona em que o provedor deve dar bastante atenção ao cliente, para não perdê-lo;
  • NPS entre -100 a -1 – zona crítica: cliente frustrado. É preciso criar e executar ações emergenciais para reverter a situação antes que seja tarde.

Portanto, com o NPS para provedores de internet é possível fazer avaliações objetivas em relação ao nível de satisfação do cliente, o que deve ser feito periodicamente. Mas não basta aplicar a pesquisa, é preciso direcionar ações para reverter os resultados negativos e manter os positivos.

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Confira também: administrar e gerenciar um provedor

A internet fibra óptica no Brasil vem ganhando muito espaço nos últimos anos. Assim como em outros locais no mundo, no Brasil, novos provedores surgem no mercado, e a concorrência faz com que as empresas empreguem as melhores tecnologias para se destacarem.

Com isso, atualmente muitos provedores trabalham com fibra óptica, e aqueles que ainda não oferecem conexão por meio desse tipo de cabeamento de rede, ou estão começando no mercado, devem atentar para não ficarem para trás.

Assim, este guia disponibilizará as principais informações sobre o tema: o que é a internet fibra óptica, vantagens e funcionamento.

Leia este conteúdo até o final e se informe sobre essa tecnologia que tem conquistado seguidores no setor de provedores de internet!

O que é internet fibra óptica?

A internet fibra óptica utiliza uma estrutura cilíndrica de vidro, flexível e transparente, que possibilita que os dados trafeguem na velocidade da luz, proporcionando a maior velocidade de conexão, em comparação com outros tipos existentes.

Por esse motivo, a internet fibra óptica é uma das conexões mais procuradas no serviço de banda larga fixa. Inclusive, nos últimos 12 meses, a fibra óptica teve um crescimento considerável e atualmente conta com cerca de 13,1 milhões de acessos, o que representa quase 40% do número total de assinaturas de banda larga no país.

Para entender como funciona, confira o tópico a seguir!

Como a internet de fibra óptica funciona?

Primeiramente, é preciso ter uma compreensão global da fibra óptica. Isso porque os continentes estão interligados por mais de 800 mil km em cabos de fibra óptica, que ficam submersos pelos oceanos. Com isso, em todo o mundo, são transmitidos dados por meio desse tipo de conexão.

Dentro dos cabos, há finos feixes de vidro, tão finos que podem ser comparados com um fio de cabelo; em volta, há plástico isolante e reflexivo.

Nas cidades, os cabos são instalados nos postes das concessionárias de energia elétrica e conseguem transmitir uma quantidade expressiva de dados, ao longo de grandes distâncias, em uma velocidade até 1 milhão de vezes mais rápida do que a dos cabos coaxial ou metálicos.

Vantagens da internet fibra óptica para provedores de internet

Velocidade da conexão

Uma das principais vantagens é oferecer alta velocidade de conexão e melhorar o serviço de internet do provedor. Afinal, com o aumento do número de provedores existentes no Brasil, aqueles que fornecem as melhores conexões são os que mais se destacam no mercado.

Resistência

Outro ponto muito importante para os provedores é a resistência dos cabos de fibra óptica, que permite que o investimento na infraestrutura seja mais durável, sem a necessidade frequente de trocas e manutenções.

Para potencializar essa vantagem, os provedores usam materiais de qualidade correspondente no momento de criação dos fios e da instalação, contribuindo para que a vida útil do cabo seja ainda maior.

Constância na velocidade

Não basta fornecer alta velocidade: é preciso ser constante. Essa é mais uma das vantagens da internet de fibra óptica. Os provedores garantem, com mais tranquilidade, a constância na velocidade fornecida.

Isso é possível porque os cabos não têm interferência de eletricidade e de campo magnético. Assim, a conexão atinge as maiores velocidades, sem oscilações.

Instalação facilitada

A instalação é facilitada, em relação a outras conexões. Um dos motivos facilitadores é a flexibilidade do cabo, em razão dos materiais utilizados e do diâmetro do cabo. Assim, há mais maleabilidade para o provedor no momento da instalação.

Estabilidade na conexão

Além de a velocidade ser constante, a internet fibra ótica também é mais estável em momentos de ventos e chuvas e até na exposição solar.

Com isso, proporciona mais segurança ao provedor, que sabe que não terá tantos problemas decorrentes de adversidades climáticas, que podem afetar negativamente a imagem da empresa perante os usuários, caso for frequente.

Sinal de maior potência

Outro benefício é em relação à potência de sinal, que é maior na fibra óptica. Nesse sentido, como há melhor qualidade na transmissão e na velocidade do sinal, consequentemente, o sinal que chega ao usuário também tem mais expressão.

Vantagens da internet fibra óptica 

Diversas vantagens para o provedor também são importantes para os clientes:

  • Mais velocidade na conexão;
  • Ótimo custo-benefício.
  • Sinal mais estável;
  • Estabilidade em situações climáticas desfavoráveis;
  • Menos incômodo com manutenção;
  • Possibilidade de ter a mesma velocidade de conexão para download e upload.

Como começar a trabalhar com fibra óptica?

Após conhecerem algumas das principais vantagens, os provedores e novos provedores ficam mais inclinados a migrarem para esse tipo de conexão.

Para isso, é importante saber como iniciar esse processo e o que é necessário para tal.

Licenças

Providenciar as adequações legais é essencial, pois, dependendo do tipo de serviço que o provedor oferecer, as licenças mudam.

Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)

Licença necessária para provedores com mais de 5 mil usuários, concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A regulamentação dessa licença é feita pela Resolução 614 de 2013.

Leia também: saiba como tirar SCM | modelos de fibra | internet dedicada

Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC)

Para os provedores que desejam atuar com telefonia fixa, a licença STFC é necessária e regulamentada conforme a Resolução 426 de 2005.

Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) 

Com regulamentação pela Resolução 581 de 2012, a SeAC é necessária aos provedores que queiram atuar com TV por assinatura.

Infraestrutura

Para os provedores trabalharem com a internet fibra óptica, a estrutura precisa ser compatível, e os cabeamentos são um dos itens mais importantes.

Uma dica muito importante, que pode ser muito valiosa principalmente para quem está começando no segmento, é utilizar as redes neutras.

Nem sempre o provedor dispõe de recursos financeiros suficientes para instalar uma infraestrutura completa e própria. Para isso, as redes neutras, que são compartilhadas entre os provedores, em muitos casos, usam a tecnologia de fibra óptica.

Funcionam da seguinte forma: determinado provedor com redes ociosas as disponibiliza para outros provedores alugarem. Assim, ambos saem em vantagem.

Portanto, essa é uma opção muito utilizada e pode facilitar para aquelas empresas que têm interesse em fornecer conexão de fibra óptica aos clientes, sem precisarem investir um valor maior na estrutura em um primeiro momento.

Leia também: Confira o que são redes neutras e entenda suas vantagens

Melhore seus serviços com um gerenciador de provedor de internet

Chegando ao final deste guia, você já tem mais conhecimento sobre o funcionamento da internet fibra óptica e como garante qualidade ao serviço. Porém, focar em encontrar a melhor tecnologia e o melhor tipo de conexão não é suficiente.

Com a fibra óptica e os demais elementos que constroem a qualidade técnica da empresa, o provedor precisa ter um bom sistema para fazer o gerenciamento do negócio.

Pelo sistema de provedor de internet da MikWeb, toda a gestão é feita com mais praticidade e facilidade, com automação de processos e soluções pensadas exclusivamente para provedores.

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Confira também: Velocidade fibra óptica | Mikrotik

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