fb Internet fibra óptica: guia para provedores de internet
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Internet fibra óptica: guia para provedores de internet

MikWeb

24 de abril de 2023 - 6 minutos de leitura

Cabo de internet fibra óptica com corte na ponta mostrando os filamentos internos.

A internet fibra óptica no Brasil vem ganhando muito espaço nos últimos anos. Assim como em outros locais no mundo, no Brasil, novos provedores surgem no mercado, e a concorrência faz com que as empresas empreguem as melhores tecnologias para se destacarem.

Com isso, atualmente muitos provedores trabalham com fibra óptica, e aqueles que ainda não oferecem conexão por meio desse tipo de cabeamento de rede, ou estão começando no mercado, devem atentar para não ficarem para trás.

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

Assim, este guia disponibilizará as principais informações sobre o tema: o que é a internet fibra óptica, vantagens e funcionamento.

Leia este conteúdo até o final e se informe sobre essa tecnologia que tem conquistado seguidores no setor de provedores de internet!

O que é internet fibra óptica?

A internet fibra óptica utiliza uma estrutura cilíndrica de vidro, flexível e transparente, que possibilita que os dados trafeguem na velocidade da luz, proporcionando a maior velocidade de conexão, em comparação com outros tipos existentes.

Por esse motivo, a internet fibra óptica é uma das conexões mais procuradas no serviço de banda larga fixa. Inclusive, nos últimos 12 meses, a fibra óptica teve um crescimento considerável e atualmente conta com cerca de 13,1 milhões de acessos, o que representa quase 40% do número total de assinaturas de banda larga no país.

Para entender como funciona, confira o tópico a seguir!

Como a internet de fibra óptica funciona?

Primeiramente, é preciso ter uma compreensão global da fibra óptica. Isso porque os continentes estão interligados por mais de 800 mil km em cabos de fibra óptica, que ficam submersos pelos oceanos. Com isso, em todo o mundo, são transmitidos dados por meio desse tipo de conexão.

Dentro dos cabos, há finos feixes de vidro, tão finos que podem ser comparados com um fio de cabelo; em volta, há plástico isolante e reflexivo.

Nas cidades, os cabos são instalados nos postes das concessionárias de energia elétrica e conseguem transmitir uma quantidade expressiva de dados, ao longo de grandes distâncias, em uma velocidade até 1 milhão de vezes mais rápida do que a dos cabos coaxial ou metálicos.

Vantagens da internet fibra óptica para provedores de internet

Velocidade da conexão

Uma das principais vantagens é oferecer alta velocidade de conexão e melhorar o serviço de internet do provedor. Afinal, com o aumento do número de provedores existentes no Brasil, aqueles que fornecem as melhores conexões são os que mais se destacam no mercado.

Resistência

Outro ponto muito importante para os provedores é a resistência dos cabos de fibra óptica, que permite que o investimento na infraestrutura seja mais durável, sem a necessidade frequente de trocas e manutenções.

Para potencializar essa vantagem, os provedores usam materiais de qualidade correspondente no momento de criação dos fios e da instalação, contribuindo para que a vida útil do cabo seja ainda maior.

Constância na velocidade

Não basta fornecer alta velocidade: é preciso ser constante. Essa é mais uma das vantagens da internet de fibra óptica. Os provedores garantem, com mais tranquilidade, a constância na velocidade fornecida.

Isso é possível porque os cabos não têm interferência de eletricidade e de campo magnético. Assim, a conexão atinge as maiores velocidades, sem oscilações.

Instalação facilitada

A instalação é facilitada, em relação a outras conexões. Um dos motivos facilitadores é a flexibilidade do cabo, em razão dos materiais utilizados e do diâmetro do cabo. Assim, há mais maleabilidade para o provedor no momento da instalação.

Estabilidade na conexão

Além de a velocidade ser constante, a internet fibra ótica também é mais estável em momentos de ventos e chuvas e até na exposição solar.

Com isso, proporciona mais segurança ao provedor, que sabe que não terá tantos problemas decorrentes de adversidades climáticas, que podem afetar negativamente a imagem da empresa perante os usuários, caso for frequente.

Sinal de maior potência

Outro benefício é em relação à potência de sinal, que é maior na fibra óptica. Nesse sentido, como há melhor qualidade na transmissão e na velocidade do sinal, consequentemente, o sinal que chega ao usuário também tem mais expressão.

Vantagens da internet fibra óptica 

Diversas vantagens para o provedor também são importantes para os clientes:

  • Mais velocidade na conexão;
  • Ótimo custo-benefício.
  • Sinal mais estável;
  • Estabilidade em situações climáticas desfavoráveis;
  • Menos incômodo com manutenção;
  • Possibilidade de ter a mesma velocidade de conexão para download e upload.

Como começar a trabalhar com fibra óptica?

Após conhecerem algumas das principais vantagens, os provedores e novos provedores ficam mais inclinados a migrarem para esse tipo de conexão.

Para isso, é importante saber como iniciar esse processo e o que é necessário para tal.

Licenças

Providenciar as adequações legais é essencial, pois, dependendo do tipo de serviço que o provedor oferecer, as licenças mudam.

Serviço de Comunicação Multimídia (SCM)

Licença necessária para provedores com mais de 5 mil usuários, concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A regulamentação dessa licença é feita pela Resolução 614 de 2013.

Leia também: saiba como tirar SCM | modelos de fibra | internet dedicada

Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC)

Para os provedores que desejam atuar com telefonia fixa, a licença STFC é necessária e regulamentada conforme a Resolução 426 de 2005.

Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) 

Com regulamentação pela Resolução 581 de 2012, a SeAC é necessária aos provedores que queiram atuar com TV por assinatura.

Infraestrutura

Para os provedores trabalharem com a internet fibra óptica, a estrutura precisa ser compatível, e os cabeamentos são um dos itens mais importantes.

Uma dica muito importante, que pode ser muito valiosa principalmente para quem está começando no segmento, é utilizar as redes neutras.

Nem sempre o provedor dispõe de recursos financeiros suficientes para instalar uma infraestrutura completa e própria. Para isso, as redes neutras, que são compartilhadas entre os provedores, em muitos casos, usam a tecnologia de fibra óptica.

Funcionam da seguinte forma: determinado provedor com redes ociosas as disponibiliza para outros provedores alugarem. Assim, ambos saem em vantagem.

Portanto, essa é uma opção muito utilizada e pode facilitar para aquelas empresas que têm interesse em fornecer conexão de fibra óptica aos clientes, sem precisarem investir um valor maior na estrutura em um primeiro momento.

Leia também: Confira o que são redes neutras e entenda suas vantagens

Melhore seus serviços com um gerenciador de provedor de internet

Chegando ao final deste guia, você já tem mais conhecimento sobre o funcionamento da internet fibra óptica e como garante qualidade ao serviço. Porém, focar em encontrar a melhor tecnologia e o melhor tipo de conexão não é suficiente.

Com a fibra óptica e os demais elementos que constroem a qualidade técnica da empresa, o provedor precisa ter um bom sistema para fazer o gerenciamento do negócio.

Pelo sistema de provedor de internet da MikWeb, toda a gestão é feita com mais praticidade e facilidade, com automação de processos e soluções pensadas exclusivamente para provedores.

Melhore seus serviços com o sistema de gestão da MikWeb! Navegue pelo site e saiba tudo!

Confira também: Velocidade fibra óptica | Mikrotik

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.