Dicas valiosas sobre cabeamento de rede - MikWeb
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Dicas valiosas sobre cabeamento de rede

Pensou em um sistema mais eficiente para uma rede? Então é fundamental pensar no cabeamento de rede. Mas afinal, do que se trata? Que tipos existem e quais são as melhores escolhas a serem feitas? Veja dicas valiosas sobre cabeamento de rede No texto de hoje, nós vamos mergulhar no universo de cabeamento de rede […]
mikweb

1 de outubro de 2021 - 5 minutos de leitura

Dicas valiosas sobre cabeamento de rede

Pensou em um sistema mais eficiente para uma rede? Então é fundamental pensar no cabeamento de rede. Mas afinal, do que se trata? Que tipos existem e quais são as melhores escolhas a serem feitas? Veja dicas valiosas sobre cabeamento de rede

No texto de hoje, nós vamos mergulhar no universo de cabeamento de rede para tornar você um especialista, e tomar as melhores decisões na hora de montar suas conexões entre as redes de computadores.

Afinal, o que é cabeamento de rede?

O cabeamento de rede torna possível, através de uma estruturação de cabos, o envio e recebimento de informações entre dois ou mais computadores. Essa estrutura oferece mais estabilidade, organização no ambiente de trabalho e também facilidade de manutenção dos equipamentos.

Quando o cabeamento é feito de forma correta pode trazer muita facilidade na remoção ou adição de dispositivos de uma rede. Lembrando que, para que esse cabo funcione da maneira correta, é fundamental escolher o tipo de cabeamento mais adequado para cada empresa.


Essa instalação deve ser baseada de acordo com as tarefas e necessidades da rotina de cada local, sendo assim, é importante contratar uma empresa e profissionais que sejam experientes e capacitados para realizar a instalação do cabeamento. Com estas dicas valiosas sobre cabeamento de rede você vai ter um melhor resultado. 

Que tipos de cabeamento de rede existem no mercado?

Há uma série de cabeamento de rede no mercado, porém, trouxemos para você hoje os três tipos mais comuns. Observe:

Cabo coaxial

O cabo coaxial é capaz de transmitir dados em até 10 Mbps e é bastante utilizado por provedores de internet, pois é através dele que os usuários recebem a internet nossa de cada dia. O cabo coaxial foi um dos primeiros cabos a serem empregados nas redes locais, e deve ser conectado ao roteador. 

Cabo de par trançado

Inseridos nos anos 90 com a intenção de substituir o cabeamento coaxial os UTP, ou cabeamento de par trançado, são mais resistentes e flexíveis. Atualmente, eles são os mais populares, podendo atingir 10 gigabits de velocidade.

Esses cabos são feitos de cobre, revestidos com um plástico isolante e entrelaçados (como uma trança) para evitar interferências eletromagnéticas. 

Fibra óptica

A fibra óptica é bastante usada em várias redes de dados. Possui um fio extremamente fino e de material transparente (plástico ou vidro), fazendo com que os pulsos de luz sejam enviados para representar os dados transmitidos. As fibras, muito comuns no segmento de telecomunicações, possibilitam o envio de um grande número de dados a longas distâncias e com velocidades bem maiores quando comparadas com as que são oferecidas pelos cabos convencionais, ainda não se conhece o limite de transmissão das fibras ópticas, os equipamentos das pontas a e b quem definem sua velocidade e estes estão em constante evolução.

 

Como funciona a instalação?

O projeto de cabeamento deve ser feito por uma empresa especializada para garantir uma padronização adequada e melhores resultados. Desse modo, será possível evitar problemas de tráfego e congestionamentos, por exemplo. Já a instalação deve seguir um conjunto de normas específicas e padrões que definem como será a configuração do cabeamento.

Além disso, cada tipo de conexão modular precisa ser realizada considerando a necessidade respectiva, sendo as saídas conectadas a um painel de conexão ou a um switch. Seja qual for o tipo de cabo usado na implementação da estrutura, o cabo pode alcançar até, no máximo, 90 metros.

Como  faço para escolher o cabeamento de rede ideal? 

 Uma escolha certa fará com que você evite frustrações e dores de cabeça após a instalação do sistema. É preciso avaliar, em primeiro lugar, a padronização, enquadramento em padrões internacionais, escalabilidade e a facilidade em acessar o controle do sistema de cabeamento. Os cabos de boa qualidade seguem os padrões especificados para o mercado, caso contrário, a performance pode ser comprometida.

Escolha para a sua instalação empresas de confiança e que são reconhecidas no mercado. Além disso, para evitar prejuízos é preciso ter o cuidado com a escolha de padrões muito avançados pois, caso ele não seja adequado para o fim destinado, pode não ser proveitoso para a rede da sua empresa. 

Quais tipos que podem ser usados na empresa?

Enquanto as redes domésticas costumam usar cabos Cat 5 ou Cat 5e, as empresas geralmente exigem uma velocidade maior, sendo por isso indicado o cabeamento em fibra óptica ou Cat 6e. Lembrando que é fundamental fazer uma avaliação de cada tipo de cabeamento de rede, considerando suas vantagens e desvantagens.

Assim sendo, na hora de escolher o tipo de cabeamento é necessário, antes de qualquer coisa, conhecer quais são as suas necessidades para que assim, seja possível  investir em uma estrutura que não corra o risco de tornar-se ineficiente ou obsoleta em um curto período de tempo.

Vai fazer o cabeamento de rede da sua empresa? Então anote todas as dicas valiosas sobre cabeamento de rede que passamos acima, lembre-se de procurar por uma empresa de qualidade, que além de entregar um bom serviço, lidará com equipamentos de qualidade. Nos vemos no próximo texto. 

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.