fb Como montar um provedor de internet: principais etapas
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Saiba como montar um provedor de internet

mikweb

15 de junho de 2022 - 3 minutos de leitura

Como montar um provedor de internet

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os provedores de internet, também chamados ISPs, no período de um ano, entre 2017 e 2018, conquistaram quase 2 milhões de contratos no Brasil, registrando um aumento de cerca de 49,43% no total de negócios realizados em relação ao período anterior.

Por ser um mercado tão promissor e que vem ganhando cada vez mais interessados, talvez tenha chegado o momento de você também pensar em montar um negócio como esse na sua cidade. Continue a leitura e veja como montar um provedor de internet! Quanto custa abrir um provedor de internet ?

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

Como montar um provedor de internet? 

Para montar um provedor de internet (como ser um provedor de internet), é preciso ter um plano de negócio bem-estruturado. Você deve avaliar se possui condições financeiras para arcar com os custos da infraestrutura do negócio, se quer ou não contar com sócios, se a sua cidade ainda tem um bom espaço de market share para você explorar e por aí vai.

Tudo isso precisa ser feito antes de abrir o negócio, efetivamente. Você pode contar com um contador para ajudar no processo, assim como o site da MikWeb, que possui diversos conteúdos para quem quer ou já está empreendendo nessa área.

Passos importantes

Para finalmente abrir o seu negócio de provedor de internet, será preciso percorrer 4 passos muito importantes. Saiba quais são:

1. Análise do local

A primeira coisa a se fazer é analisar a região em que você deseja abrir o negócio. Em regra, os provedores de internet são abertos inicialmente para atender a uma região específica, como uma ou duas cidades, no máximo. Portanto, analise se o local escolhido ainda tem espaço para um empreendimento desse tipo ou se já não está dominado pela concorrência.

2. Regime tributário

Depois de ter certeza que há viabilidade para começar o provedor de internet, é hora de lidar com alguns aspectos mais burocráticos, como a escolha do tipo de empresa e do regime de tributação pelo qual ela vai pagar seus impostos. Os principais regimes são o Lucro Presumido, o Lucro Real e, o mais recomendado para quem está começando, o Simples Nacional.

3. Licença

Para começar a atuar como um provedor de serviços de internet, também será preciso obter uma licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essa licença concede à empresa a autorização para atuar com a prestação de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), tornando o negócio regularizado no meio das telecomunicações.

4. Equipamentos

O provedor de internet deve contar com uma infraestrutura completa para receber seus colaboradores e clientes, além de diversos tipos de equipamentos, como roteador de borda, servidor VoIP, servidor PPPoE, switch de agregação, rádio para enlace ponto a ponto, cordão óptico, Optical Line Termination (OLT) e Distribuidor Interno Óptico (DIO).

Erros que devem ser evitados ao montar um provedor de internet

Cometer erros graves quando se está abrindo um provedor de internet pode manchar o nome da empresa na região e fazer com que seja muito difícil prosperar no local. Por isso, é importante evitar as grandes falhas, como serviço de má qualidade, atendimento precário, equipamentos com defeito e por aí vai.

Além disso, a gestão deve ser impecável, ainda que o negócio esteja dando seus primeiros passos. Para automatizar processos e atuar com profissionalismo desde o começo, é muito recomendável contar com um gerenciador de provedor de internet.

O sistema para provedor de internet da MikWeb conta com diversos recursos para facilitar o dia a dia dos provedores de internet, com ferramentas voltadas a cobranças, cadastro, mapa de clientes, emissão de relatórios, integração com os principais gateways de pagamento e muito mais.

Continue no site da MikWeb para conhecer os nossos serviços e diferenciais e fazer um orçamento!

Confira também:  Rede de fibra óptica | tributação para provedores de internet

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.