7 de março de 2023 - 3 minutos de leitura
POF: conheça as vantagens
No seguimento em que atuam os provedores de internet, existem vários tipos de equipamentos e materiais necessários para a prestação do serviço. A fibra óptica é um dos materiais mais utilizados, que oferece os melhores resultados aos clientes.
Porém, você sabia que existe outro tipo de fibra, que não é a tradicional, feita com filamentos de vidro? Esse outro modelo é a POF. Mas do que é feita, quando pode ser usada e que benefícios tem a oferecer aos provedores?
Confira tudo isso a seguir.
POF: o que é?
A Fibra Óptica Plástica, a POF, é um tipo diferente da tradicional fibra feita com vidro. A POF é construída com núcleos de polimetilmetacrilato revestidos por polímeros de fluoreto de carbono.
Geralmente, essa fibra tem uma ponta de montagem de rosca ou uma sonda na extremidade. A outra extremidade, de controle, não recebe terminação, o que possibilita que o usuário possa cortá-la com mais facilmente no comprimento desejado e fazer a adaptação para o projeto.
Em geral, a POF é encontrada no mercado especializado, em rolos com 100 metros de comprimento.
Quais são os benefícios da POF?
O custo é um dos principais benefícios da Fibra Óptica Plástica, pois tem um valor mais baixo, em comparação com as fibras de vidro. Com isso, as instalações feitas com esse material conferem economia à empresa, o que pode ser repassado ao cliente.
Além disso, o material apresenta mais flexibilidade e consegue resistir bastante, mesmo se for flexionado repetidamente.
Outro benefício, em relação ao modelo tradicional, é que o manejo pode ser feito com ferramentas menos especializadas, principalmente porque o material é mais maleável.
Conheça também: as vantagens da fibra óptica
Quando a POF é recomendada?
A POF tem maior atenuação de sinal e conta com uma faixa passante menor. Com isso, é menos eficiente nas transmissões de dados em projetos de longa distância. Por esse motivo, não são muitos os provedores que a utilizam.
Já em transmissões de curta distância, esse modelo de cabo pode ser recomendado, como em condomínios, que dispõem de espaço menor para as conexões.
Sendo assim, é preciso considerar todos os benefícios e as peculiaridades da POF, bem como o local onde ocorrerá a instalação, para verificar se é indicada e vantajosa na conexão que o provedor deseja fazer.
Sem analisar as especificidades do projeto, o provedor corre o risco de utilizar esse tipo de cabo em instalações de grande porte, obtendo perda no sinal e prejudicando a qualidade do serviço entregue ao cliente.
Sendo assim, a depender do caso, o uso não será indicado, e manter a já tradicional fibra óptica proporciona melhores resultados, mesmo que tenha um custo um pouco maior. Já em outros, o custo-benefício pode ser adequado, principalmente em transmissões de curta distância.
Já conhece as soluções que a MikWeb oferece para o seu provedor? Continue no site e confira nosso sistema para provedor de internet!
Confira também: Como medir NPS para provedores
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.