8 de dezembro de 2022 - 3 minutos de leitura
Como classificar o tamanho do provedor de internet
O mercado de provedores de internet é bastante amplo, o que possibilita que uma empresa inicie pequena e obtenha crescimento constante. Mas, para isso, é preciso estar ciente do tamanho do seu provedor e entender os desafios.
Portanto, descubra como classificar o tamanho do provedor e conheça alguns dos desafios mais importantes de cada etapa para estar preparado e ir em busca de outros patamares!
Qual é o tamanho do provedor de internet?
Saber qual é o tamanho do provedor de internet é importante por diversos motivos, como compreender os desafios, que são diferentes conforme o porte da empresa.
Nesse sentido, é possível saber como superá-los para chegar ao próximo estágio. Então, para identificar o tamanho, o principal índice é o faturamento mensal, que pode ser:
- Até 30 mil reais (microprovedor);
- Entre 30 mil e 200 mil reais (pequeno provedor);
- Entre 200 mil e 600 mil reais (médio provedor);
- Entre 600 mil e 1 milhão de reais (grande provedor);
- Acima de 1 milhão de reais (provedor regional).
Em cada um desses níveis, existem características próprias e desafios. Confira!
Microprovedor
O começo de tudo é o microprovedor, que tem como principal característica a vontade, pois, muitas vezes, há carência de conhecimento técnico, e a equipe é formada por amigos e familiares.
Atualmente, para iniciar um provedor nesse nível, costuma-se usar alguns switchs em caixas plásticas em postes, com banda de compartilhamento de acessos ADSL, ou até mesmo tecnologia advinda de provedor maior, sendo que o controle da estrutura é manual, com gestão de clientes em planilhas.
Pequeno provedor
No caso do pequeno provedor, nasce a necessidade de montar uma equipe interna e externa para atendimento, com estrutura mais trabalhada, gestão por meio de um sistema para provedores e migração de conexão para link dedicado.
Médio provedor
Na fase do médio provedor, com o maior faturamento anual, é a hora de investir em expansão territorial para outros bairros e cidades. Nesse ponto, é importante contar com uma equipe qualificada e com um gestor financeiro e técnico para haver uma base de conhecimento diferenciada que ajudará na expansão, sempre medindo riscos.
Grande provedor
Na etapa de grande provedor, ele já está instalado em várias cidades, tem reconhecimento de marca, equipe substancial e backbone. Para chegar a esse ponto, já ocorreu investimento em equipamentos, sendo que agora o foco é adquirir outros de maior capacidade e confiança.
Além disso, planejamentos tributário e financeiro são fundamentais, e o dono do provedor deve ficar apenas na parte estratégica, não mais na operacional, com foco em consolidar a marca.
Provedor regional
A escada até chegar ao maior tamanho de provedor é longa. Quando se chega a esse patamar, é comum que a marca já esteja muito bem-consolidada e que não exista um concorrente do mesmo nível na região.
Nesse caso, o ideal é haver uma preparação para fechar parcerias estratégicas, bem como realizar propostas para provedores menores. Também é o momento de estar preparado para ouvir propostas de empresas bem maiores, que atuam em áreas mais abrangentes. Quando isso acontece, é porque o negócio chegou ao sucesso.
Assim, estar atento às peculiaridades e desafios que acontecem dependendo do tamanho do provedor é algo fundamental para sempre caminhar em direção ao crescimento.
Continue navegando pelo site da MikWeb e conheça todos os serviços oferecidos para fazer seu provedor crescer ainda mais. Faça um orçamento e aproveite!
Confira também: O que é link de conectividade
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.