fb Provedor de internet regional: saiba o que é e como crescer
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Saiba o que é um provedor regional e o que fazer para expandi-lo

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1 de abril de 2022 - 4 minutos de leitura

Homem em pé mexendo em um tablet.

Segundo o Relatório do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) – Banda Larga Fixa (2º Semestre/2020), divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 3.500 municípios brasileiros são atendidos majoritariamente por empresas de porte pequeno, ou seja, os provedores de internet regionais.

Neste conteúdo, você vai saber mais como funciona um provedor de internet, o que é um provedor de internet regional e quais são os benefícios de um provedor regional de internet. Acompanhe!

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O que é um provedor de internet regional

Os provedores de internet regionais são aqueles que atendem apenas a uma cidade ou cidades do entorno. Normalmente, contam com um porte pequeno ou médio e oferecem os mesmos serviços dos grandes provedores, incluindo a utilização da fibra óptica para o serviço de banda larga.

Benefícios do provedor regional

Confira algumas vantagens de usufruir dos serviços de um provedor regional de internet.

Atendimento

Ao optar por contratar uma banda larga por meio de um provedor regional, o cliente recebe um atendimento muito mais humanizado. Normalmente, não são utilizados serviços de call center terceirizados, mas, sim, de colaboradores da empresa que realmente entendem do assunto e desejam auxiliar os consumidores.

Planos

Planos flexíveis também são uma grande vantagem dos provedores regionais, que oferecem opções que se adequam à realidade dos moradores da região onde atendem. Por serem empresas locais, esses provedores têm mais autonomia para personalizar os planos, de acordo com o que cada cliente precisa.

Suporte técnico

O tempo de espera e a prestatividade na realização do suporte técnico são muito melhores quando a escolha é o provedor regional. Os técnicos se comunicam melhor com a base e com os outros profissionais, para tomarem decisões eficientes e resolverem problemas com mais agilidade.

Como escolher um bom provedor regional

Antes de escolher um provedor regional, é preciso avaliar alguns detalhes. O primeiro é o tipo de conexão que oferece. Atualmente, a fibra óptica entrega a banda larga que tem mais rapidez e estabilidade do mercado, sendo a opção mais recomendada para contratação.

Outra questão importante é a infraestrutura do provedor de internet. Saiba se existem profissionais para prestar um atendimento ágil, se a empresa conta com uma sede na sua cidade e se há uma organização interna no que tange a instalações e manutenções.

Descubra 5 boas práticas

6 dicas para promover o crescimento de um provedor regional 

Caso você já possua ou esteja pensando em empreender como provedor de internet regional, conheça algumas dicas.

1. Atendimento

Um dos diferenciais dos provedores regionais é a possibilidade de prestar um atendimento personalizado e humanizado. Dessa forma, é essencial que os clientes tenham uma boa experiência quando precisam recorrer à empresa para contratar os serviços e solicitar informações.

2. Controle financeiro

Nenhuma empresa consegue crescer se não possuir um bom controle financeiro. É preciso focar no planejamento desde o primeiro dia do negócio, priorizando o pagamento de dívidas, o custo dos equipamentos e as despesas fixas e variáveis.

3. Marketing

Para ser reconhecido regionalmente, o provedor de internet deve prestar um serviço de excelência e deixar que os novos clientes apareçam por meio de recomendações. 

No entanto, apenas esse marketing natural “boca a boca” pode não sustentar o negócio, sendo necessário investir nas redes sociais, site, rádio e em outras formas de comunicação.

4. Infraestrutura

O provedor de internet precisa ter uma estrutura capaz de atender os clientes de forma ágil e sólida. Para isso, a capacidade da rede deve ter qualidade, para atender os clientes atuais e os que começam a contratar os serviços de banda larga pouco a pouco.

Por isso é importante se atentar a infraestrutura e buscar por informações claras de como montar um provedor de internet fibra óptica, para assim, mantê-lo em ordem e com qualidade. Quanto custa abrir um provedor de internet?

5. Suporte técnico

O suporte técnico da empresa deve ser ágil e eficiente. O cliente que ligar para fazer uma solicitação e abrir um chamado precisa ser atendido com presteza e cordialidade. É importante que o provedor de internet conte com técnicos qualificados e à disposição nos dias úteis e aos finais de semana.

6. Sistema de gestão

Por fim, vale ressaltar que a utilização de um software de gestão (gestão de redes para provedores) é uma das principais maneiras de o provedor de internet de pequeno porte crescer. 

Com a ajuda de um sistema eficiente, é possível cadastrar e fazer o monitoramento dos clientes, cadastrar os servidores MikRotik, emitir boletos registrados, fazer integração com gateways de pagamento e muito mais!

Continue navegando pelo site da MikWeb para solicitar um orçamento do nosso sistema para provedor de internet!

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