fb Ransomware em provedores de internet: saiba como se defender
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Ransomware em provedores de internet: saiba como se defender

Paulo Vinicius

1 de setembro de 2023 - 3 minutos de leitura

fundo azul, com cadeado grande, referência a um provedor de internet protegido contra ataques ransomware

Os ataques de ransomwares já são elementos preocupantes das empresas em relação à cibersegurança. Em 2017, foram contabilizados mais de 260 mil ataques Distributed Denial of Service (DDoS) no Brasil, e esse número aumenta desde então.

Confira, neste artigo, como evitar esses ataques e proteger o seu provedor de internet. Acompanhe!

Ataques de ransomware em provedores de internet

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

O vírus ransomware, criado com base em uma tecnologia desenvolvida pela Agência Nacional de Segurança dos Estado Unidos (NSA), foi modificado de maneira que as informações fossem bloqueadas em um sistema, privando os usuários do acesso via criptografia.

Normalmente, os cibercriminosos atacam o sistema, bloqueando dados importantes de empresas ou pessoas físicas, e solicitam uma significativa quantia em dinheiro para liberação. Nesses casos, se a vítima não pagar o valor de “resgate” dos dados, as informações são perdidas, e os prejuízos podem ser catastróficos.

No Brasil, os ataques com ransomwares já atingiram diversos tipos de organizações, de grandes negócios até órgãos governamentais. Infelizmente, essa prática tem se tornado comum, mesmo para provedores de internet.

Só no ano de 2023, mais de 20 provedores atuantes no estado do Rio de Janeiro foram atacados. Nesses ataques, o OK Virtual, K1 Fibra e a Entra Telecom, por exemplo, foram afetados. Essas empresas sofreram quedas e instabilidades nos serviços prestados. 

Quais são os riscos para provedores de internet?

Falando especificamente dos provedores de internet, os ataques de ransomware são realizados para obter informações sensíveis e sigilosas dos clientes ativos e inativos do banco de dados do provedor: endereços, número de documentos, nome completo, comportamentos na rede, etc.

Porém, existem outras formas ainda mais graves pelas quais os ransomwares agem, como a invasão da privacidade dos clientes pela ativação de microfones e câmeras. Ainda que mais complexa de ser executada, essa ameaça é real e precisa ser combatida com a ajuda de tecnologias de segurança cibernética.

Para o provedor que sofre esse ataque, o grande risco é expor os dados e a vida de seus clientes, perdendo novos negócios, antigos clientes, arriscando acumular processos e manchando a reputação e o nome da empresa na região onde está situada.

Como proteger seu provedor de internet contra ataques ransomware?

Para se proteger de um ransomware, é possível se ancorar em três vertentes: processos eficientes, tecnologia e políticas de segurança. 

Saiba como proceder no seu provedor de internet.

Processos eficientes

O monitoramento da segurança do provedor de internet precisa ser constante, por empresas terceirizadas, equipe interna ou mesmo por um sistema de gestão que conte com recursos de proteção cibernética. 

Pelo procedimento adequado, geralmente previnem-se os ataques de ransomware. Quando isso não for suficiente, os processos de monitoramento ajudam a equipe a tomar decisões mais rápidas e aplicar estratégias para a resolução dos problemas.

Tecnologia

Atualmente as ameaças são criadas e aplicadas de forma muito dinâmica e rápida. O que foi adotado ontem pelos cibercriminosos, hoje já se tornou obsoleto. Todos os dias, os provedores de internet enfrentam novos ataques ainda mais difíceis de serem combatidos.

Por isso, é de suma importância contar com tecnologias de segurança desenvolvidas e melhoradas em tempo real. Para isso, vale a pena contar com um sistema de gerenciamento de provedores de internet que se preocupa com a cibersegurança, como o sistema MikWeb.

Políticas de segurança

Por fim, vale a pena investir em políticas de segurança inovadoras e amparadas na tecnologia e nos processos que o provedor utiliza. Essas políticas devem ser claras, de fácil acesso para todos os colaboradores e clientes e, é claro, necessariamente seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Gostou de saber mais sobre cibersegurança para provedores? Então, continue navegando pelo blog da MikWeb e leia mais conteúdos como este!

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.