31 de março de 2022 - 3 minutos de leitura
Provedores de internet: como fazer uma projeção financeira?


Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em uma pesquisa realizada em 2020, existem mais de 12 mil provedores de internet no Brasil.
Com tanta concorrência, é preciso estar sempre um passo à frente nos quesitos estrutura e inovação, além de controlar muito bem os gastos financeiros, por meio de uma projeção financeira.
Saiba, neste artigo, como fazer uma projeção financeira para o seu provedor de internet!
Mercado de provedores de internet
O mercado de provedores de internet se expande a cada ano. Isso é um reflexo da adesão das pessoas ao acesso à internet residencial e do alto número de empresas que vão sendo abertas com o passar do tempo. Para se ter uma ideia, apenas no começo de 2020, os pequenos provedores conquistaram mais de 730 mil contratados.
Partindo do princípio de que esse ramo é altamente competitivo, é importante que os provedores se preocupem com a concorrência. Uma forma de fazer isso é por meio de uma projeção financeira que ajude no controle dos gastos e contemple novos investimentos, para manter a relevância da empresa no mercado.
Projeção financeira para provedores de internet
A expansão de um provedor de internet deve ser saudável. Mantendo os pés no chão, oferecendo serviços de qualidade e sem contrair dívidas desnecessárias, a empresa pode se tornar referência na região e até alcançar o mercado nacional, com o tempo.
Para garantir que as finanças da empresa estão protegidas e não fazer investimentos inviáveis, é necessário se utilizar de uma prática chamada “projeção financeira”, que ajuda a estimar quais serão as despesas e os lucros do provedor em um determinado período.
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Como fazer e quais as vantagens
Para fazer uma boa projeção financeira, o ideal é contar com dados referentes às despesas fixas e variáveis, capacidade de entrega, fluxo de caixa, capital de giro, vendas realizadas, além de levantar dados sobre o mercado nacional de provedores de internet.
Com todas essas informações, é interessante fazer três tipos de projeções financeiras: uma para o curto prazo (mês seguinte), outra para médio (até 3 anos) e uma para o longo prazo (até 10 anos).
Algumas vantagens de fazer a projeção financeira são:
- Prevê o panorama futuro do mercado;
- Ajuda na tomada de decisões;
- Melhora o direcionamento de recursos.
Dicas
Enquanto estiver fazendo a projeção, vale muito a pena conhecer a origem das despesas. Esse é o momento ideal para rever alguns processos e gastos desnecessários. Outro ponto importante é o fluxo de caixa, que deve ser feito com rigidez, a fim de contemplar todas as movimentações da empresa e evitar surpresas.
Atualmente, não é difícil recolher as informações necessárias para fazer a projeção financeira. Diversos dados importantes podem ser obtidos nos relatórios fornecidos pelos software de gestão para provedores, como é o caso do MikWeb, que ainda conta ainda com um gerenciador de pagamento online integrado com os principais gateways de pagamento.
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