fb Pequenos provedores de internet: crescimento no Brasil
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Pequenos provedores de internet: crescimento no Brasil

mikweb

22 de setembro de 2023 - 5 minutos de leitura

Imagem de mulher com notebook no colo utilizando internet de pequeno provedor

Com o passar dos anos, os provedores de internet, especialmente os de pequeno porte, apresentaram um crescimento considerável no país. Segundo a consultoria KPMG, entre os anos de 2019 a 2020, o aumento das assinaturas de internet banda larga aumentou 10%; já entre os anos de 2020 e 2021, o aumento dos assinantes alcançou 14%.

Esse crescimento do pequeno provedor de internet foi impulsionado durante a pandemia do coronavírus, que manteve as pessoas por mais tempo em casa, e pelo aumento da facilidade do acesso à internet de usuários de todas as classes sociais, via smartphones, computadores, notebooks, tablets, televisores, etc.

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

Leia o artigo e saiba tudo sobre a atuação e o crescimento dos pequenos provedores de internet no Brasil!

O mercado de provedores de internet no Brasil

Os provedores de internet, também conhecidos como Internet Service Providers (ISPs), estão espalhados por todo o Brasil. Atualmente, os principais players desse mercado são a Vivo, com mais de 5 milhões de usuários, a Oi, com mais de 4 milhões de usuários, e Claro Brisanet e Claro e Alloha, com aproximadamente 1 milhão de usuários cada.

Além dos grandes players, milhares de provedores de internet ocupam os espaços deixados pelas maiores operadoras, especialmente em cidades de baixo volume populacional e os médios ISPs, como a Vero, criada da fusão de 8 companhias, e também da Algar, da Alares e da Fortezza Partners.

As aquisições e fusões aconteceram especialmente durante a pandemia do coronavírus, porém o que se observou, e que perdura até hoje, é a união e aquisição de pequenos ISPs pelos médios, assim como a fusão dos provedores de internet de tamanho médio, para ocuparem uma fatia maior do mercado.

No cenário atual, os grandes players, como a Claro e a Vivo, por exemplo, normalmente não se interessam pela aquisição de provedores de tamanho menor, tendo em vista o custo dos clientes. Para essas empresas, é mais vantajoso conquistar novos clientes organicamente do que adquirir empresas menores.

Leia também: Provedor de acesso à internet: o que é e como funciona? | internet dedicada | marketing para provedores de internet

Crescimento dos pequenos provedores de internet

O pequeno provedor de internet ocupa uma significativa fatia do mercado e ocupa a liderança em número de cidades onde prestam serviços para os usuários. Se a comparação for com empresas como Oi, Vivo e Claro, os números apontam para uma predominância dos pequenos ISPs em relação aos maiores provedores do país.

Segundo dados de 2019, pouco mais de 1.600 municípios são atendidos pela Oi. Já a Vivo presta serviços para cerca de 323 cidades brasileiras. Por fim, a Claro atua em cerca de 97 regiões no país. As empresas de pequeno porte, na soma de todos os CNPJs, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, atendem mais de 3.500 municípios, ou seja, mais do que o dobro do maior player do setor.

Com a derrocada da operadora Oi, há mais espaço para os pequenos provedores de internet. A empresa, pela natureza e modelo de negócios, investiu em aquisições e conseguiu ocupar diversas cidades no Brasil, como evidenciado no parágrafo anterior. As dívidas sobrepujaram o faturamento da operadora, e a redução do uso de telefonia fixa não ajudou a operadora a se recuperar.

Como o processo de recuperação judicial da Oi não chegou ao fim nem houve notícias animadoras para seus credores, a expansão da empresa foi cessada, contribuindo para a expansão dos pequenos players nas cidades atendidas pela operadora.

Surgimento de novos provedores de internet

Novos provedores de internet surgem a todo o momento. Enquanto um negócio extremamente rentável, desde que o empresário disponha do valor necessário para investir, não há grandes empecilhos para oferecer serviços de internet a usuários de praticamente qualquer localização do país.

Inicialmente, é preciso uma licença de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Essa licença é obtida na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e depende de um CNPJ ativo para ser emitida. Porém, caso a empresa não pretenda atender mais de 5 mil usuários inicialmente e atue somente com radiação e cabeamento, essa licença é opcional, somente avisando à agência sobre a prestação do serviço.

Ainda, não há motivos para reclamações dos pequenos provedores de internet acerca da cobrança de impostos também, tendo em vista que só é preciso destinar 1% do faturamento bruto da empresa para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust), além dos impostos já conhecidos pela prestação de serviços em geral.

Com essa facilidade de entrada no mercado, segundo dados de maio de 2023, do Ministério das Comunicações, atualmente existem milhares de provedores no país, a maioria de pequeno e médio portes, e mais de 23 milhões pontos de acesso.

Importância do pequeno provedor de internet

A Anatel já confirmou a existência de, pelo menos, um provedor de internet em cada uma das cidades brasileiras, ou seja, em todos os municípios do país já há a prestação de serviços de banda larga, ainda que as operadoras não cheguem a todas as localizações.

Considerando que a cobertura dos pequenos provedores de internet já ocupa metade do mercado de ISPs, é nítida a importância dessas empresas para a sociedade. As empresas menores se preocupam em chegar a mais localidades para aumentar o seu faturamento, atuando em regiões ainda não “reivindicadas” pelas grandes operadoras.

Com a atuação dos pequenos provedores, mais regiões são atendidas e mais pessoas acessam a internet de qualidade, especialmente a de fibra óptica, que proporciona mais rapidez e estabilidade aos usuários. Dessa forma, os ISPs menores desempenham um papel social importante.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre o nosso sistema dedicado ao provedor regional? Então, continue navegando pelo site da MikWeb!

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.