fb Energia solar para provedores de internet vale a pena?
Logo MikWeb
Logo MikWeb

Energia solar para provedores de internet vale a pena?

MikWeb

14 de agosto de 2023 - 4 minutos de leitura

A energia solar vem em crescimento constante nos últimos anos no Brasil. Para exemplificar, somente no primeiro trimestre de 2023 já foram mais de 150 mil sistemas de mini e microgeração distribuída no país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Assim como o país e os mini e microgeradores de energia solar se beneficiam com esse avanço, outros setores também podem se beneficiar, como os provedores de internet.

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

Para entender melhor, confira algumas das oportunidades oferecidas pelo uso de energia solar para provedores de internet e conheça os tipos existentes de sistemas solares que seu provedor pode utilizar. Boa leitura!

Como os provedores de internet podem se beneficiar com a energia solar?

Os benefícios que a energia solar oferece aos provedores variam desde melhorias de infraestrutura e redução de custos até novas oportunidades de negócios. Entre elas, algumas das oportunidades são as descritas a seguir:

Redução de custos

A infraestrutura de um ISP é toda alimentada por energia elétrica, tendo um alto custo mensal para a empresa, já que uma estrutura desse tipo abrange desde data centers e torres de transmissão até a sede administrativa do provedor.

Assim, a energia solar entra como uma alternativa para reduzir esses custos. Afinal, ela tem um custo-benefício maior em comparação ao consumo de energia elétrica oriunda das fontes tradicionais.

Parceria com empresas de energia solar

Mais uma grande oportunidade muito benéfica para os provedores é criar parceria com as empresas de energia solar para oferecer pacotes integrados de energia limpa e conectividade aos consumidores.

Com isso, o provedor consegue expandir seu portfólio de serviços e elevar a satisfação dos clientes, uma vez que as energias limpas estão cada vez mais em evidência e despertando o interesse do público.

Armazenamento de energia

Outro ponto no qual a energia solar para provedores de internet oferece benefícios é em relação ao armazenamento de energia.

Para garantir o funcionamento constante e estável aos clientes, os provedores dependem do abastecimento de energia.

Sendo assim, por que não investir no armazenamento de energia solar para garantir a resiliência das operações e impedir que os clientes sofram com inconstâncias do fornecimento de energia elétrica tradicional?

Para isso, basta instalar um kit de energia solar para provedor de internet, optando por um modelo que tenha baterias para armazenar o excesso de energia gerado e não utilizado. Assim, no caso de um apagão, o provedor consegue manter as operações em funcionamento.

Sistema on-grid ou off-grid para provedores de internet?

Agora que já foram abordadas algumas formas de como a energia solar para provedores pode ser uma ótima solução, falta entender qual é o tipo de sistema fotovoltaico mais indicado. Dentro disso, dois tipos de sistemas solares são os principais: on-grid e off-grid.

Sistema on-grid

O sistema fotovoltaico on-grid é conectado à distribuidora de energia que abastece a região. Assim, o provedor ainda mantém a estrutura de energia tradicional, mas utiliza a solar sempre que possível para ter economia na conta de luz mensal.

Sistema off-grid

Por outro lado, o sistema off-grid não tem nenhum tipo de conexão com a rede pública de energia elétrica. A energia solar gerada no local, e que não for utilizada, é imediatamente armazenada em baterias para ser consumida quando houver necessidade.

Assim, o provedor pode escolher o sistema mais adequado para suas necessidades, sendo que o modelo off-grid costuma ser o escolhido para abastecer estruturas como torres e data centers.

Portanto, a energia solar para provedores de internet é um excelente recurso, proporcionando muitas oportunidades e benefícios que contribuem para o crescimento do negócio e para a melhoria da prestação dos serviços, já que um provedor de internet com energia solar pode oferecer um serviço mais estável aos seus consumidores.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e navegue pelo blog da MikWeb para conhecer muitos outros artigos – inclusive com temas como gestão financeira para provedores de internet, um assunto essencial para a saúde da sua empresa. Leia e confira!

Confira também: Mikrotik

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.