21 de janeiro de 2022 - 7 minutos de leitura
Dicas para montar um provedor de internet
Ao montar um provedor de internet, você deve atentar-se a algumas questões, como a região escolhida para atuar, o regime tributário, os equipamentos e a obtenção da licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas o que tudo isso quer dizer? Por ser um negócio altamente lucrativo e promissor, cada vez mais pessoas desejam investir nesse ramo. Assim, para auxiliar você a entender como começar um provedor de internet, preparamos este conteúdo para dar as melhores dicas para você montar sua empresa e para não cometerem erros que podem comprometer seu investimento. Acompanhe!
O que é um provedor de internet?
As empresas de Internet Services Providers (ISPs) – ou, no Brasil, provedores de internet – são empreendimentos que oferecem serviços de conexão à internet por meio de tecnologias de transmissão.
Algumas empresas que se destacam nesse ramo são a NET, a Global Village Telecom (GVT), a Vivo e a Claro, mas também há os provedores de menor porte e que, inclusive, têm grande potencial de desenvolvimento no país.
Por que investir em um provedor?
O investimento em um provedor de internet como empresa é muito válido, pois ajuda a difundir a internet em todos os cantos do mundo.
No Brasil, por exemplo, os provedores de pequeno e médio porte se destacam por levarem a internet banda larga para localidades mais afastadas e que ainda não foram dominadas pelas grandes operadoras. Com isso, aproveitam as lacunas das grandes empresas para expandir seus próprios negócios.
Além disso, a busca por uma internet de qualidade está muito ativa no país, já que as grandes empresas do ramo, muitas vezes, decepcionam em diversos aspectos, resultando na insatisfação dos clientes.
Isso impulsiona o crescimento dos pequenos provedores, dando espaço para que todos os interessados que apostam na satisfação dos consumidores obtenham um grande crescimento.
Dicas de como montar um provedor de internet
Agora que você já sabe o que é e por que deve investir nesse negócio, confira algumas dicas práticas para montar um provedor de internet.
Escolha a região
Escolher uma região propícia para se instalar é uma das etapas mais importantes da abertura desse tipo de negócio. Assim, é importante verificar se há demanda na região, se a concorrência não domina o perímetro e se os custos do local correspondem com o orçamento disponível.
Opte por um regime tributário
O empresário deve optar por um regime tributário quando for criar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse regime define como os impostos serão pagos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Aqui é importante lembrar que, ainda que o faturamento da empresa seja de até R$ 81.000 por ano, os provedores de internet não estão enquadrados no Microempreendedor Individual (MEI).
Obtenha a licença da Anatel
Para que o provedor de internet comece a atuar regularmente, é preciso ter um CNPJ e obter a licença do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).
Essa licença é fornecida pela Anatel e é necessária somente para os provedores com mais de 5 mil assinantes.
Para saber mais detalhes sobre essa licença, desde como obter até o custo, temos dois conteúdos disponíveis em nosso blog:
Confira quanto custa para montar um provedor!
Adquira os equipamentos
A infraestrutura de um provedor de internet é composta de diversos equipamentos essenciais. Os aparelhos são responsáveis pela segurança e pela distribuição da banda larga aos clientes.
Alguns dos principais equipamentos são os conectores, splitters, máquina de fusão, caixas de entrada, caixas de terminação, cabo drop e terminal de rede óptica.
Veja também: internet para empresas | o que é google workspace
É possível começar gastando pouco?
Outro ponto interessante para quem está começando e deseja saber como montar um provedor de internet são os custos.
O melhor ação a adotar é já começar o negócio com foco em redução de custos, porém isso não pode comprometer a qualidade do serviço oferecido. Afinal, é preciso atender às demandas dos clientes e ter alto nível de qualidade, para evitar problemas de rotatividade.
Em um negócio de serviços recorrentes, a fidelização do cliente é peça-chave para o sucesso. Sendo assim, é importante reservar um valor suficiente para investir na eficiência da prestação do serviço, para garantir a satisfação dos clientes.
Para isso, uma dica é direcionar os investimentos a inovações e tecnologias que melhorem o serviço, com equipamentos de qualidade e oriundos de fornecedores com certificação. Os custos não precisam ser excessivos, mas devem cobrir o necessário, sem cortes que resultem em prejuízos futuros.
Erros que podem comprometer meu investimento
Além de tudo o que ressaltamos, também é essencial estar atento aos erros mais comuns que podem comprometer o investimento, para evitá-los.
1. Falta de investimento em marketing de qualidade
O investimento inadequado em marketing é um dos erros que devem ser evitados. Publicidades tradicionais em rádios e jornais podem ser uma boa estratégia, dependendo da região onde está localizado o provedor. Porém, o marketing digital é fundamental.
Por meio do marketing digital, o provedor consegue atingir o público-alvo e ganhar espaço no mercado, com investimento, muitas vezes, menor do que seria necessário com o marketing tradicional.
Uma dica é estar presente nas redes sociais, com estratégias bem direcionadas e criadas por profissionais da área, além de utilizar estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO).
Saiba mais sobre isso neste outro conteúdo sobre marketing digital, disponível para você em nosso blog!
2. Falta de informações
Outro erro comum é não pesquisar sobre o segmento antes de abrir o negócio. Para que o investimento seja mais seguro, é preciso conhecer o mercado, entender os riscos, conhecer o público, a demanda e a oferta e demais detalhes que impactem a empresa.
Além disso, é importante estudar a linguagem utilizada no ramo, para conseguir fazer negociações com fornecedores, contratar serviços terceirizados ou mesmo para adquirir ou alugar os equipamentos necessários para o negócio.
3. Ausência de gestão financeira
Um erro gravíssimo é não focar em uma gestão financeira de qualidade. Sem isso, as chances de o investimento dar errado são significativas. Nesse sentido, desde o começo, o provedor deve se organizar e se dedicar à gestão financeira, para reduzir gastos e investir.
Por exemplo, é um equívoco confundir lucro com faturamento. Outra recomendação: não perca o controle sobre as cobranças e tenha fundo reserva para eventuais emergências.
Assim, uma gestão financeira eficiente é essencial, e um sistema de gestão para provedores pode ajudar nessa tarefa.
Veja também: Google ads para provedores
4. Não pagamento dos impostos
Não pagar os impostos em dia pode comprometer o investimento do provedor de internet fibra óptica. Manter em dia o controle tributário evita problemas com a Receita Federal e o pagamento de juros e multas, que podem comprometer o desenvolvimento do negócio.
5. Acompanhamento da qualidade dos serviços
Já falamos sobre a importância de fornecer um serviço de qualidade aos clientes. Para isso, o provedor deve sempre monitorar a qualidade para conseguir realizar ajustes e fazer melhorias ao menor sinal de problemas.
Esse acompanhamento não engloba apenas os equipamentos e a tecnologia utilizada, mas também a capacitação dos profissionais e a eficiência do atendimento ao cliente.
Para melhorar o atendimento, por exemplo, o uso de uma plataforma especializada é recomendado para automatizar o atendimento por meio de chatbots e garantir uma série de benefícios aos clientes.
Portanto, aplique todas as dicas mencionadas até aqui, tanto para saber como montar um provedor de internet quanto para evitar diversos erros que podem colocar em risco o seu investimento.
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Confira também: Equipamentos para provedor de internet fibra óptica
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