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Atendimento humanizado ao cliente: por que é importante?

Paulo Vinicius

23 de outubro de 2023 - 3 minutos de leitura

Homem e mulher realizando atendimento humanizado ao cliente em provedor de internet

O atendimento humanizado ao cliente é uma estratégia de atendimento, com foco em solucionar o problema do consumidor, por um diálogo atencioso e acolhedor.

Nesse sentido, difere do modelo tradicional, mais rígido e baseado em um script padrão do qual o atendente não pode se distanciar.

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Assim, com atendimento humanizado, a empresa demonstra mais empatia com o cliente, tratando-o com mais valor, e não apenas como um número em uma planilha.

Mas, qual a importância dessa abordagem e como fazer para utilizá-la no seu provedor? Entenda a seguir e confira algumas dicas!

Qual a importância do atendimento humanizado?

Esse método de atendimento é muito importante para a empresa se destacar em meio aos concorrentes. Afinal, proporciona um atendimento diferenciado, que foge do padrão antigo muito impessoal.

Além disso, a humanização no atendimento é uma tática que contribui para a experiência do cliente ser positiva. Assim, fica mais fácil a empresa fidelizá-lo.

Para ilustrar os pontos mencionados, conforme o Relatório Zendesk de Tendência da Experiência do cliente, cerca de 66% dos consumidores que precisam recorrer ao suporte relataram que uma interação negativa prejudica seu dia.

Nesse mesmo sentido, a maioria afirmou que fica exausta quando precisa contatar um suporte.

Mas não para por aí: 73% dos consumidores ouvidos pela pesquisa relataram que mudam para uma empresa concorrente após várias experiências negativas no suporte, e muitos alegaram que basta uma interação ruim para migrarem para a concorrência.

Ou seja, o atendimento humanizado é fundamental para manter os clientes ativos e que não procurem o serviço de outra empresa.

Como proporcionar atendimento humanizado em seu provedor?

Até aqui você entendeu a importância do atendimento humanizado. Mas como implementá-lo no seu provedor?

Confira, a seguir, algumas dicas que o seu setor de atendimento precisa seguir para conseguir aplicar essa estratégia no suporte do seu provedor.

1. Praticar a escuta ativa

Uma das principais dicas é uma escuta ativa. Os atendentes precisam ouvir, com bastante atenção, o que o cliente estiver relatando, para conseguirem compreender, de fato, o problema e proporem a melhor solução possível.

Assim, é importante treinar os atendentes para empregarem mais tempo escutando o cliente do que falando.

2. Demonstrar empatia

Outro ponto fundamental para humanizar o atendimento é a empatia. Isto é, o profissional precisa se colocar no lugar do cliente.

Com isso, é mais fácil entender o que o cliente está sentindo e compreender o problema do ponto de vista dele.

3. Não se prender ao script

Claro que o setor de atendimento pode se basear em um roteiro de apoio para realizar o atendimento. Porém, isso não deve ser engessado.

Seguir à risca um roteiro torna o atendimento impessoal, o que não é compatível com a abordagem humanizada.

4. Prepare sua equipe para o atendimento

A equipe precisa ser treinada adequada e constantemente para obter conhecimento sobre as práticas a serem usadas em um atendimento humanizado ao cliente.

Além disso, os treinamentos também são essenciais para conscientizar a equipe acerca da importância de uma abordagem humanizada para o sucesso do provedor.

5. Proatividade

Por fim, mas uma dica é estimular a proatividade dos atendentes a fim de não aguardarem pelas exigências dos clientes, e antecipar as necessidades e propor soluções para a questão levantada pelo cliente.

Portanto, agora que você já sabe da importância do atendimento humanizado ao cliente, treine seu time, considere as dicas trazidas até aqui e garanta experiências positivas aos clientes do seu provedor quando precisarem contatar seu suporte.

Quer mais dicas para aplicar no seu provedor de internet? Então, continue no blog da MikWeb, confira como medir NPS para provedores e muito mais!

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