17 de novembro de 2022 - 3 minutos de leitura
Problema de cancelamento em provedor: saiba como resolver
O cancelamento em provedor, quando acontece com um número grande de clientes, pode causar prejuízos graves, já que a receita da empresa é gerada pela mensalidade do serviço.
É preciso considerar os cancelamentos como um indicador de atenção, analisar o problema e evitá-los quanto antes.
Saiba mais sobre cancelamento em provedor e como resolver esse problema!
Cancelamento em provedor
O cancelamento em provedor é sempre uma situação incômoda, principalmente, se estamos sem referência dos motivos ou em que sentido estamos falhando.
São muitas razões que podem deixar os clientes insatisfeitos, assim como também é possível que a concorrência esteja disponibilizando uma boa proposta.
Então é necessário ter muita atenção às taxas de cancelamento e realizar uma boa investigação sobre os motivos e desenvolver estratégias de resolução.
Por que isso ocorre?
Os motivos que levam um cliente a cancelar o serviço de um provedor de internet geralmente são:
- problemas com a conexão;
- oferta do concorrente;
- mau atendimento;
- questões financeiras.
Qual o impacto do cancelamento em provedor
Todas as empresas de serviço sofrem com a perda de clientes, mas, no caso do cancelamento em provedor, que é um serviço considerado essencial, os cancelamentos devem ser analisados o mais rápido possível.
Isso porque a perda dos clientes causa uma baixa na rentabilidade e ainda pode afetar a imagem da empresa no mercado.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) orienta que todo cliente tem direito de realizar o cancelamento em provedor de internet sem qualquer necessidade de justificativa.
O grande impacto que isso causa nos provedores e empresas que oferecem serviços por assinatura é que sua receita é composta pelo valor da mensalidade. Muitas ocorrências de cancelamento, sem um planejamento adequado, podem causar grandes danos ao caixa.
Veja dicas de como evitar problemas de cancelamento em seu provedor
Para impedir uma taxa alta de cancelamento em seu provedor, veja as dicas a seguir:
Analise os motivos do cliente
É importante manter um bom canal de comunicação com o cliente, para que, assim, ele se sinta convidado a enviar seus feedbacks.
Cancelamentos são sinais de alerta, por isso o primeiro passo ao perceber um cancelamento é tentar coletar o relato do cliente sobre o motivo.
Faça uma ação de fidelização
Além de oferecer o seu serviço, o que mais você está fazendo para fidelizar seu cliente?
Se o vínculo entre o cliente e sua empresa é fraco, ele pode desistir dos seus serviços no primeiro momento que a concorrência criar uma campanha mais atrativa.
Analise o perfil do cliente, pesquise os tipos de benefícios que seriam interessantes para ele e faça um planejamento de estratégia.
Acompanhe a satisfação do cliente
É preciso ferramentas para mensurar a experiência do usuário com o seu serviço.
Elabore pesquisas de satisfação com alguma regularidade e antecipe os problemas que poderiam causar um possível cancelamento em provedor.
Invista em tecnologia e infraestrutura
A tecnologia avança em grande velocidade, por esse motivo é importante estar por dentro do mercado e manter seu produto atualizado e com qualidade.
A MikWeb, por exemplo, oferece um sistema de gerenciamento para provedores completo, desenvolvido com as tecnologias mais modernas do mercado.
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