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O que faz um chatbot?

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2 de março de 2023 - 5 minutos de leitura

Mão suspensa no ar e sobre a palma um ícone de chatbot e vários outros ícones de mensagem e dados

A rotina operacional e de atendimento é muito complexa em um provedor de internet, principalmente quando a empresa está em expansão, pois a demanda é grande.

Sendo assim, é indispensável o auxílio das soluções que a tecnologia pode oferecer, como o chatbot. Você sabe o que esse tipo de sistema pode fazer no seu provedor?

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Descubra agora mesmo e confira algumas das principais ações e benefícios que um chatbot pode garantir!

Chatbot: o que é?

Um chatbot é um software desenvolvido para conversar, por meio de texto, com um ser humano. Uma das finalidades facilitar o atendimento ao cliente de empresas de diversos segmentos.

Para esse diálogo, o sistema pode utilizar diretrizes pré-programadas. Assim, quando o cliente digita determinada palavra, o chatbot reconhece o comando e realiza a ação correspondente.

Além disso, também é possível empregar inteligência artificial e machine learning, duas tecnologias que complementam o sistema para um processamento mais natural da linguagem e consiga aprender e melhorar sua capacidade de compreensão, conforme as experiências anteriores.

Com isso, um chatbot com as tecnologias mencionadas se torna muito mais eficiente, pois não fica estritamente limitado à determinada programação pré-estipulada, conseguindo compreender variações de palavras e entender melhor o contexto da solicitação do cliente.

Isso é muito promissor para inúmeros setores empresariais, principalmente para o de provedores de internet, em que o atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento do negócio, já que o cliente precisa ter experiências satisfatórias com o serviço e com o atendimento, para manter a contratação do serviço.

O que o chatbot consegue fazer?

Esse tipo de ferramenta consegue realizar diversas ações de forma automatizada, ou seja, o chatbot consegue atender um cliente sem que um ser humano tenha de intervir na comunicação.

Em algumas situações, é claro, a tecnologia esbarra na limitação dessa comunicação, como nos casos de ações mais complexas, que demandam a inteligência humana, ou em que o próprio cliente deseja falar com um atendente.

No entanto, muitas ações podem ser executadas pelo chatbot e são fundamentais para o cotidiano dos provedores, como as que citaremos a seguir.

Em todos os casos, o cliente faz o contato inicial, o chatbot responde com as opções disponíveis para atendimento e o cliente escolhe a ação correspondente, indicando um número, uma palavra ou uma frase.

Enviar 2º via do boleto “anexo”

Por meio do uso de um chatbot, é possível enviar a 2ª via do boleto, anexando o documento em PDF na conversa do atendimento. Isso é feito de forma totalmente automática e independente, mas fica registrado no histórico de atendimento do cliente, para que a equipe do provedor possa tomar conhecimento quando necessário.

Enviar 2º via do boleto “link”

Outra ação possível é o envio da 2ª via do boleto por meio de link na conversa com o cliente, para ser redirecionado ao boleto.

Enviar 2º via do boleto “PIX copia/cola”

Também é possível que o cliente deseje pagar a mensalidade solicitando a segunda via no formato de PIX copia/cola. Essa funcionalidade recente, disponibilizada pelo método de pagamento mais utilizado no país, também pode ser utilizada automaticamente pelo chatbot.

O cliente apenas tem o trabalho de copiar e colar o PIX no aplicativo do seu banco para realizar o pagamento com praticidade.

Liberação em confiança para o cliente

Mais uma ação muito importante para os provedores de internet e que o chatbot consegue realizar é a liberação em confiança. Nesse caso, o sistema faz a liberação automática do sinal que estava bloqueado por falta de pagamento, e o cliente tem um prazo para efetuar a quitação do débito.

Importante ressaltar que, caso o cliente não faça o pagamento no prazo estipulado e o sinal seja bloqueado novamente, mesmo que for solicitado, o chatbot não faz a liberação pela segunda vez, pois tem acesso ao histórico do atendimento do cliente.

Alterar o nome/senha do wi-fi

O sistema consegue alterar o nome e a senha do wi-fi do cliente com total autonomia, sem precisar do atendente humano. Para isso, o cliente escolhe essa opção no atendimento, e o chatbot pergunta o novo nome ou a senha desejada. Depois, realiza a troca e informa ao cliente que a atualização já foi feita.

Após confirmar se era apenas isso que o cliente desejava, finaliza o atendimento.

Identificar o contato automaticamente

No início do atendimento, o chatbot identifica o contato automaticamente, por meio do cadastro do cliente. Inclusive, se o contato for feito por um número de algum familiar que também esteja no cadastro, o bot reconhece automaticamente.

Definir mensagens padronizadas para cada tipo de situação

É possível também definir mensagens padronizadas para os atendimentos automatizados, com textos que o bot utilizará para iniciar ou encerrar um atendimento, por exemplo, e com opções definidas para as ações que o cliente pode solicitar.

Que benefícios essas soluções proporcionam ao provedor?

A capacidade do chatbot é grande, e há muitas outras ações que o sistema consegue realizar no atendimento ao cliente. Com tudo isso, o provedor obtém diversos benefícios, como:

  • Economia de recursos, com a dispensa de contratação de novos funcionários, pois o chatbot atua 24h, 7 dias por semana;
  • Atender centenas de clientes simultaneamente, impedindo que os clientes esperem em filas até serem atendidos;
  • Melhoria da gestão de cobrança;
  • Integração com o WhatsApp, para que o cliente possa escolher esse canal no atendimento;
  • Economia do tempo dos atendentes humanos, que não precisam se envolver em atendimentos básicos, como envio de boleto, liberação de acesso e troca de senha.

Portanto, atualmente, os provedores de internet podem contar com um sistema de atendimento e de gestão que garante inúmeras soluções por meio do chatbot e demais tecnologias envolvidas, elevando a qualidade do atendimento e melhorando a experiência do cliente, questões fundamentais para todo provedor.

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Confira também:  Riscos de utilizar WhatsApp Web no provedor

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