18 de agosto de 2023 - 3 minutos de leitura
Mercado de provedores de internet: previsões para o setor
Durante a pandemia, o mercado de provedores de internet deu um salto, tanto em crescimento de registro quanto em penetração no mercado. As circunstâncias contribuíram para os juros permanecerem em baixa e proporcionaram diversas oportunidades de aquisição e investimento em provedores.
Agora, o momento é outro, e o que mais fomenta o mercado são os players menores e as novas tecnologias: fibra óptica e internet 5G. Continue a leitura e saiba mais sobre as principais previsões para o setor!
Como está o mercado de provedor de internet?
O mercado está aquecido e em contínuo crescimento. Somente no ano de 2022, mais de 7 mil provedores de internet foram registrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A maioria do setor é composta de pequenas e médias empresas, tendo em vista a facilidade de regionalização do negócio e o amplo espaço de penetração em cidades pequenas e/ou situadas no interior dos estados.
Quais são as previsões para o setor?
A tendência é que o setor continue expandindo, se desenvolva e domine o mercado. Novas tecnologias, como a fibra óptica e a internet 5G, contribuem para que os provedores de internet alcancem mais clientes, e o melhor, atendam com mais eficiência.
Conheça as duas principais tendências de mercado que aquecem o setor.
1. Crescimento da rede de fibra óptica
A internet de fibra óptica encanta os consumidores pela estabilidade da conexão e velocidade do download e upload de dados. Dessa forma, os provedores de internet com esse padrão, em conjunto com outras tecnologias, para oferecer o melhor serviço de internet aos clientes.
Segundo o levantamento da TIC Provedores, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2017, cerca de 78% dos provedores já contavam com a fibra óptica. Já em 2021, esse número aumentou para 91%. Agora, é difícil encontrar uma cidade no Brasil onde não haja, pelo menos, um provedor de internet que ofereça essa tecnologia.
Assim, a previsão é de que a fibra óptica siga como a preferida pelas empresas do setor e, em pouco tempo, seja utilizada por todos os clientes de banda larga do Brasil.
2. Investimentos em 5G
A tecnologia 5G já é conhecida por proporcionar alta velocidade de internet, integrar equipamentos com mais facilidade, baixa latência e muitas outras vantagens. Isso tudo permite que os provedores de internet promovam serviços de banda larga e móvel muito mais úteis.
Porém, para os pequenos e médios provedores, ainda há uma vantagem significativa, oriunda da tecnologia 5G: a velocidade de instalação das redes. Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), esses ISPs tendem a implementar o 5G para todos os clientes, antes dos grandes players, fazendo com que alcancem um excelente diferencial no mercado.
Leia também: Previsão de chegada do 5G no Brasil
De regional para nacional
O futuro pode reservar substanciais aquisições pelos grandes provedores de internet. Nas empresas maiores, é vantajoso adquirir os pequenos e médios provedores já consolidados em regiões estratégicas, a fim de ampliarem a sua atuação.
Outra opção, segundo a InfoMoney, foi apresentada pelo CEO da Vero, Fabiano Ferreira, que acredita ser possível que as empresas de porte médio se unam para formar uma quarta grande operadora, ao lado da Claro, Vivo e Oi:
“Se olharmos para o mercado, faz sentido os grandes olharem. Isso já ocorreu em outras indústrias, mas não podemos descartar que surja uma quarta operadora a partir de uma fusão dos médios”, salienta.
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