1 de dezembro de 2023 - 3 minutos de leitura
Internet Exchange (IX): importância para provedores de internet
Assim como qualquer outra empresa, um provedor de internet precisa realizar suas operações dentro de um custo otimizado e da forma mais facilitada possível para ter bons resultados.
Nesse sentido, a atividade principal de um provedor requer a conexão de servidores e de diferentes redes, além da troca de tráfego, o que pode ser feito por meio de um IX.
Mas, o que é e qual a importância do IX para sistemas de provedores, que benefícios isso gera e como implementar um IX?
Confira logo a seguir e entenda!
Boa leitura!
O que é IX – Internet Exchange?
Um IX (Internet Exchange) nada mais é do que o antigo PTT (Ponto de Troca de Tráfego), que talvez seja o termo com o qual você está mais familiarizado.
Nesse sentido, um IX é um local físico que possibilita a interconexão de redes. A partir daí, portanto, ocorre o funcionamento da internet.
Sendo assim, IX e PTT são a mesma coisa. O que acontece é que atualmente a nomenclatura foi padronizada, já que o termo PTT era utilizado somente no Brasil. Portanto, com a padronização essa nomenclatura caiu em desuso e atualmente o correto é utilizar o termo IX.
Qual a importância do IX?
Depois de entender o que é, falta entender a importância dos IXs, pois eles são essenciais para facilitar a conexão entre diferentes provedores.
Afinal, antes deles existirem, quando suas redes precisam se conectar, era preciso ter uma conexão direta ponto a ponto.
Para que isso acontecesse era necessário uma série de negociações e termos complexos entre os envolvidos, sem falar no custo que era bastante alto.
Porém, hoje em dia, os IXs simplificam essa conexão, dispensando o uso de conexão direta e tornando tudo mais fácil e econômico.
Quais os benefícios do IX?
Além da enorme importância, o IX proporciona diversos benefícios. Veja, abaixo, alguns dos que merecem maior destaque:
Contribui para operação mais eficiente
Um dos principais benefícios é tornar a operação mais eficiente. Isto é, por meio do IX se obtém baixa latência, economia de banda IP e uma velocidade de conexão mais elevada.
Além disso, provedores que fazem parte de um IX se beneficiam do tráfego local, tendo mais disponibilidade e um gargalo menor na transmissão de dados.
Redução de custos
Outra vantagem é a redução de custos que acontece graças ao fato de que a movimentação das informações ocorre de forma local e direta através de PIX.
Assim, os gastos com tráfego são otimizados e não há necessidade de utilizar redes de terceiros.
Quais os requisitos para implementar o IX?
Em geral, o IX funciona mais nas regiões metropolitanas, pois nesses locais existe uma demanda maior de troca de tráfego.
No entanto, é possível fazer a implementação em outros locais, cumprindo alguns requisitos como:
Neutralidade
Todos os dados que forem transferidos precisam ter condições iguais, ou seja, sem discriminação na utilização de banda larga e sem interferências.
Qualidade
Outro requisito é ter uma conexão de internet que tenha qualidade para que a troca de tráfego aconteça de forma eficiente
Baixo custo das alternativas e alta disponibilidade
Por último, é preciso que haja alta disponibilidade e que as alternativas tenham baixo custo.
Assim, é possível elevar a acessibilidade e reduzir o tempo de operações indisponíveis, pois eles acabam gerando prejuízos às empresas.
Dessa forma, o uso de IX para sistemas de provedores tem a capacidade de fornecer diversos benefícios que fazem a diferença na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes finais, bem como no custo das operações e, portanto, na lucratividade da empresa.
Continue aqui no blog da MikWeb e confira tudo sobre o avanço tecnológico para provedores e muitos outros conteúdos que separamos para você!
Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.
Contato
São Paulo: (11)3230-0887
Bahia: (71)4042-2333
Minas Gerais: (31)4042-1012
Rio de Janeiro: (21)2042-0771
Pernambuco: (81)4042-1399
Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.