fb ISP (Provedor de serviços de Internet): saiba como medir
Logo MikWeb
Logo MikWeb

O que é ISP e como medir?

MikWeb

20 de fevereiro de 2023 - 3 minutos de leitura

Pessoa no celular dando check em emoji feliz com 3 estrelas, representando pesquisa de satisfação do ISP

Conhecer os indicadores de satisfação do ISP (Provedor de serviços de internet) é indispensável, uma vez que esse ramo do mercado depende diretamente da recorrência do serviço para continuar em funcionamento, mesmo para conseguir atingir o desenvolvimento.

Por isso, neste conteúdo, você conhecerá alguns dos principais modos de medir o índice de satisfação dos clientes do seu provedor e saberá mais sobre a importância de acompanhar esse indicativo.

teste gratuitamente o sistema para provedores de internet da MikWeb

Confira também: Sistema para ISP

Qual a importância de medir a satisfação do ISP?

Para provedores de internet, a satisfação do cliente precisa estar sempre nas prioridades da gestão, principalmente por dois motivos: retenção e propaganda.

Empresas com serviços recorrentes, como os provedores, necessitam que os clientes se tornem fidelizados para que a taxa de rotatividade seja baixa e o gestor consiga planejar financeiramente a expansão do negócio.

Além disso, um cliente com boa taxa de satisfação faz propaganda gratuita e de qualidade, o que é importante para o setor de telecomunicações.

Esses dois fatores têm estreita relação com a satisfação do cliente, pois somente um cliente feliz com o serviço contratado indicará para outras pessoas e não buscará alternativas na concorrência, se tornando fidelizado.

No entanto, apenas saber a importância dessa questão não é suficiente; é essencial também entender como medir o índice de satisfação do ISP.

Como medir?

Existem diferentes métodos que auxiliam o provedor a fazer a medição da satisfação.

NPS

Net Promoter Score (NPS) funciona com base em uma pesquisa de uma única pergunta: qual a chance de você indicar a empresa Y para seus familiares e amigos?

A resposta é dada por meio de uma nota de 0 a 10. De 0 a 6, o cliente é considerado detrator; de 7 a 8, é neutro, e de 9 a 10, promotor. Sendo assim, a intenção é obter o maior número de promotores.

Depois da pesquisa, o cálculo deve ser feito assim: o percentual de promotores deve ser diminuído do percentual de detratores. O resultado, portanto, é o NPS da empresa.

Após obter o resultado, é preciso comparar com as zonas de classificação para o provedor entender a situação da satisfação dos clientes e poder melhorar, se for o caso.

As zonas são:

  • Entre 76 e 100 pontos: zona de excelência;
  • Entre 51 e 75 pontos: zona de qualidade;
  • Entre 1 e 50 pontos: zona de aperfeiçoamento;
  • Entre -100 e 0 pontos: zona crítica.

CES

No caso da Customer Effort Score (CES), a avaliação é feita em relação ao esforço que o cliente precisou ter quando contatou o provedor para solicitar problemas. Quanto mais difícil tiver sido, menor é a satisfação.

A pesquisa pode ser feita com uma pergunta objetiva sobre o tema e com opções de resposta que vão de muito fácil até muito difícil.

Avaliação virtual

Mais uma maneira de verificar a satisfação do ISP é disponibilizar uma pergunta, ou no final de atendimento em chat, app ou site. Assim, depois que o cliente utilizar a plataforma, pode avaliar o serviço e o atendimento.

Questionários

Por fim, mais uma opção é o uso de questionários simples, mas que abarcam mais perguntas. A dica é criar perguntas com respostas de múltipla escolha, e o conteúdo pode ser personalizado conforme as necessidades de avaliação de cada provedor.

Portanto, as empresas estarem sempre atentas ao nível de satisfação dos clientes, conhecerem os principais métodos de medição e aplicá-los regularmente é primordial para saber quando é preciso melhorar, para evitar a perda de clientes.

Você já conhece o sistema para provedor MikWeb? No site, descubra as soluções que oferecemos ao seu provedor!

Fique por dentro das atualizações e novidades

Deixe seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades sobre
gerenciamento de provedores

Entre em
contato conosco

Insira os seus dados e entraremos em contato o
mais breve possível.

Contato

São Paulo: (11)3230-0887

Bahia: (71)4042-2333

Minas Gerais: (31)4042-1012

Rio de Janeiro: (21)2042-0771

Pernambuco: (81)4042-1399

Nosso atendimento é de Segunda à Sexta feira das 08:00 as 17:00, sábados das 08:00 as 12:00.