23 de fevereiro de 2023 - 4 minutos de leitura
Como escolher chatbot para meu provedor?
Conforme pesquisa da Mind Bowser e da ChatbotsJournal.com, que concentra especialistas na área de chatbots, cerca de 75% das empresas que passaram pela pesquisa têm vontade de escolher um chatbot.
Essa resposta não é uma surpresa, pois realmente esse tipo de tecnologia tem atuado para facilitar o cotidiano das empresas, principalmente no segmento de provedores de internet, em que a demanda operacional e de atendimento ao cliente é grande.
Porém, as opções existentes no mercado são muitas, levantando a questão: como escolher chatbot ideal para o provedor?
Até o final deste conteúdo, você vai saber esta resposta! Acompanhe e descubra!
Qual a importância de um bom chatbot para a sua empresa?
Atualmente, diversos chatbots do mercado utilizam inteligência artificial: os chamados chatbots de conversação. Esse tipo de sistema é ideal para provedores de internet, pois auxilia diretamente na área de atendimento ao cliente, com uma comunicação dinâmica e humanizada.
Com um bom chatbot, o provedor consegue melhorar a qualidade do atendimento e solucionar problemas sem que um atendente humano tenha de interagir com o cliente, como no caso de envio de segunda via de boleto, liberação de sinal, troca de senha do wi-fi e muito mais.
Além disso, o chatbot funciona em tempo integral e com interações simultâneas, o que significa que consegue atender inúmeros clientes simultaneamente, o que não seria possível sem esse tipo de tecnologia ou um grande investimento em contratação de funcionários, o que elevaria muito o custo e se torna inviável do ponto de visto do negócio.
Saiba como escolher chatbot para o seu provedor
Após entender a importância, é fundamental saber como escolher chatbot adequado a cada provedor. Para isso, alguns aspectos devem ser considerados.
1. Identifique as necessidades do seu provedor
O primeiro passo é identificar as necessidades do provedor tem, para que o chatbot escolhido as supra. Um exemplo que se aplica ao setor de provedores de internet é justamente a grande demanda de chamados de clientes.
Muitos provedores, conforme se expandem, têm a necessidade de aumentar o atendimento ao cliente para ficar mais eficiente, rápido e prático, sem que isso demandE muito tempo gasto pelos funcionários.
Outra necessidade que pode existir é a otimização de cobranças, assim como diversas outras questões.
Portanto, estar ciente das necessidades é essencial no momento da escolha de um sistema.
2. Analise as funcionalidades dos chatbots
Sabendo quais são as necessidades, é hora de verificar as funcionalidades que os chatbots oferecem para que o provedor encontre o que mais se encaixa. Assim, já poderá descartar aqueles que não oferecem os recursos mais são valiosos à empresa.
3. Verifique o custo-benefício
Para verificar o custo-benefício, a análise não pode ser apenas relacionada aos recursos que o chatbot oferece e ao valor cobrado pelo serviço. É essencial também se atentar aos benefícios indiretos que a tecnologia pode proporcionar.
Um exemplo é a economia financeira que pode ser obtida com o uso de um chatbot que consegue enviar cobranças automaticamente.
Esse tipo de recurso eleva ainda mais o custo-benefício, pois, além de otimizar o tempo gasto com cobranças, evita que mais funcionários tenham de ser contratados para suprir toda a demanda operacional desse setor, gerando um benefício indireto valioso.
Portanto, é importante avaliar todas as nuances do sistema cotado, e não apenas avaliar o preço, para que aquele chatbot que mais agregar benefícios, conforme o que é necessário para o provedor.
4. Faça um teste antes da compra
Por fim, mais um passo importante para escolher chatbot é fazer um teste antes de adquiri-lo. Somente experimentando o chatbot é que o provedor terá a dimensão da qualidade e poderá analisar se as ferramentas realmente atendem às necessidades.
Inclusive, existem opções no mercado que oferecem um tempo grátis de experiência para que o provedor possa conhecer o sistema e experimentar, sem compromisso. Isso facilita, e muito, o processo de escolha.
Conheça o chatbot da MikWeb
Tudo o que pontuamos neste conteúdo é contemplado pelo chatbot do sistema MikWeb. Desde o recurso de cobranças automáticas, até a utilização de inteligência artificial e muitas outras funcionalidades criadas pensando exclusivamente nas necessidades dos provedores.
Assim, se você está analisando as opções e querendo escolher chatbot para seu provedor, faça um teste gratuito do programa para provedor da MikWeb e confira todas as vantagens.
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Confira também: Chatbot o que é
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